Emoção, alegria e solidariedade marcam encerramento da XVI Mostra de Teatro de Montes Claros

0

Depois de dezesseis dias de programação, a XVI Mostra de Teatro se encerra neste fim de semana com espetáculos que agradam a públicos variados. Drama e mágica, respectivamente neste sábado (30) e domingo (31), se encontram no palco do Centro Cultural Hermes de Paula. Em “Diacronia”, um grupo de três atrizes propõe uma reflexão acerca do tempo e como ele é gasto pelo ser humano. Já “A Mágica do Riso”, do humorista e mágico Júlio Rasec, traz magia e solidariedade, já que toda a bilheteria será revertida ao Lucas Costa, um menino de 8 anos que sofre de uma doença rara.

Em duas sessões marcadas para às 19h e 21h, a peça “Diacronia” é uma produção criativa do grupo Tereza Experimental. Mel Soares, Madê Prates, Talita Lima e Priscila Custódio são as responsáveis pela direção e criação das cenas, que discursam sobre diferentes relações que os sujeitos estabelecem com o tempo e as marcas que o tempo imprime no corpo e na alma. A atriz Priscila explica que o espetáculo contemporâneo mistura elementos que se aproximam da dança.

“A peça foi criada a partir de um processo criativo. Somos três atrizes em cena, apenas, que misturam teatro físico, dança e muita expressão corporal. As reflexões acerca do passar do tempo são feitas sob nossos próprios pontos de vista e de outros autores, pessoas que entrevistamos”, conta a atriz.

“Diacronia” já esteve em cartaz no Psiu Poético e na Universidade Federal de Montes Claros (Unimontes). O grupo surgiu dentro na universidade, no curso de Artes Cênicas, e busca um teatro distante do realista e linear, conforme afirma Priscila. “Nossa peça é um tipo de drama. Ao mesmo tempo, não há linearidade, são cenas fragmentadas. Se distancia muito do teatro que conta histórias, por isso as pessoas costumam se surpreender. Representamos o ser humano, não um personagem específico e as pessoas costumam se emocionar bastante”, garante.

Bilheteria de ‘A Mágica do Riso’ será revertida para Lucas Costa (Foto: Divulgação)

“A Mágica do Riso”

A emoção e a magia também estarão presentes no encerramento da Mostra. “A Mágica do Riso”, de Júlio Rasec, terá três sessões no domingo (31), às 10h, 18h e 20h. A expectativa é de que o Centro Cultural esteja cheio para conferir os novos números criados pelo mágico. “Me preparei o ano todo para este dia. É minha quarta vez na Mostra e garanto que este show será inédito, com atrações que nunca apresentei ao público”, afirma o mágico.

Toda a bilheteria do show de mágica será revertida ao Lucas Costa, um menino de oito anos, morador de Montes Claros que sofre de uma doença rara. Ele foi diagnosticado ainda bebê com epidermólise bolhosa e o problema deixa o corpo dele cheio de bolhas e feridas. A luta dos pais para que ele sobreviva com menos dor tocou Júlio Rasec.

“Participei de um aniversário do Lukinhas no ano passado. A alegria que ele tem, apesar de todas as dificuldades, mexeu muito comigo. Diante daquilo, pensei que podia fazer alguma coisa a mais. Resolvi fazer um show voltado para ele, já que sabemos que o tratamento dele é caríssimo. Se não fosse essa ajuda, talvez ele não estaria conosco, ou sofrendo muito mais. É uma maneira de agradecer a Deus o dom que eu tenho e ajudar esta criança”, diz Rasec.

Júlio procura agradar não só às crianças, mas aos pais também. Ele define o show como “adultil”. “O foco é as crianças, mas quero que seja interessante para o adulto. Quero que os pais que levem os filhos se divirtam junto com eles. Temos números que têm participação de casais, crianças, adultos, enfim, é para a família toda”, garante.

Mágico profissional há seis anos, Rasec mistura elementos do stand up com ilusionismo. O nome do espetáculo se refere à magia que ele enxerga no sorriso das pessoas. “Quando subo no palco, estou motivado a levar alegria para quem saiu de casa para me assistir. Percebi que é uma carência das pessoas que vivem tensas, correndo, preocupadas. Quem vai a qualquer show que eu faça, vai sair mais alegre que entrou. O riso é uma coisa mágica e é o que faço de melhor”, conclui.

Mais informações sobre a Mostra de Teatro de Montes Claros podem ser encontradas no Centro Cultural Hermes de Paula ou pelo telefone (38) 3229-3458.

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui