Projetos do Vale do Jequitinhonha são escolhidos para programa de inovação social

0

Três projetos do Vale do Jequitinhonha fazem parte do programa de inovação social Pense Grande e são apoiados pela Fundação Telefônica Vivo. Ao todo, são incentivados 14 microempreendimentos, realizados por jovens de diferentes regiões do país. Os projetos, que foram escolhidos após processo seletivo, recebem incentivo financeiro, além de apoio pessoal e técnico. Do total de iniciativas escolhidas, sete delas estão na região Sudeste – Minas Gerais (3, sendo dois de Almenara e um de Pedra Azul), Rio de Janeiro (3) e São Paulo (1) –, quatro no Nordeste – Pernambuco (2), Ceará (1) e Bahia (1) e três no Norte do País, todas no estado do Pará.

Todos são microempreendimentos que utilizam tecnologia digital e visam solucionar alguma necessidade da comunidade em que estão inseridos. Os participantes recebem auxílio no desenvolvimento de suas iniciativas via assessoria online e presencial, capacitação em temas de gestão, ações que viabilizem a geração de autoconhecimento e competências empreendedoras, além de apoio de um mentor (empreendedor com experiência) durante o período de seis meses. Os projetos abrangem diversos ramos de atividade, seja por meio de aplicativos, plataformas digitais e lojas online.

“Essa fase é muito importante, pois os selecionados terão a oportunidade de realizar seus trabalhos contando com todo o apoio de gestão técnica para o desenvolvimento dos empreendedores. É neste momento que a Fundação Telefônica Vivo atua no investimento financeiro às iniciativas”, explica Luiz Guggenberger, gerente de Inovação Social e Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo.

Sobre os projetos mineiros

-> Canoa Maker (Almenara) – Laboratório de desenvolvimento prático busca que os participantes aprofundem conhecimentos em tecnologia, aprendendo o funcionamento e a utilizar as ferramentas disponíveis. O projeto busca inserir a cultura maker e introduzir mais pessoas no contexto da tecnologia para que se torne um hábito o ato de transferir conhecimento por meio de oficinas e palestras.

-> Vale Sem Silício (Almenara) – O Vale Sem Silício deseja fazer o mapeamento do lixo eletrônico existente nas cidades do Vale do Jequitinhonha. Através deste mapeamento gerar uma informação inédita em nossa região, ou seja, conseguiremos medir a quantidade de materiais eletrônicos obsoletos existentes, inserir uma mentalidade socioambiental na região e de quebra abrir espaço para que empresas do ramo possam aumentar seus investimentos na região, já que, o descarte e o consumo estão intimamente ligados.

-> Pelos Social (Pedra Azul) – trabalhar com a retirada dos cães que estão soltos na rua; cuidaremos deles e encontraremos um lar para os mesmos, evitando a transmissão de doenças como sarna e leishmaniose, que são doenças muito comuns na nossa cidade. E o nosso diferencial é o fato de não existir nada igual na cidade e também porque teremos um aplicativo que poderá ser utilizado pelos moradores da cidade. Vendo as condições que os cães de nossa cidade estão vivendo e as doenças que podem ser transmitidas para a população. Verificamos que não existia nenhum órgão que fosse responsável por resolver este problema e também nos identificamos com a causa.

Sobre o Pense Grande

A Fundação Telefônica Vivo acredita na força dos jovens, aliada ao papel transformador das tecnologias, como um potente motor para gerar soluções inovadoras para as comunidades onde vivem. Pensando nisso, criou o Pense Grande, projeto que tem como objetivo empoderar jovens de áreas periféricas para que se tornem agentes transformadores de suas realidades com atitude e protagonismo, fortalecendo assim o ecossistema do empreendedorismo social no Brasil.

O Pense Grande tem como uma das estratégias a formação de jovens em tecnologia e empreendedorismo para o desenvolvimento de projetos de vida; apoio na identificação de oportunidades de empreendimentos em suas comunidades, além de ajudar a prototipar soluções e estruturar planos de negócios; e apoio, por meio de mentoria, para implementar suas soluções. (Natascha Costa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui