16 de janeiro de 2018 - 20:28

Home / Eventos / São José de Alto Belo realiza 36ª edição da Festa de Folia de Reis

São José de Alto Belo realiza 36ª edição da Festa de Folia de Reis

“São José do Alto Belo mora no meu coração”. O trecho do hino dedicado ao santo resume o motivo pelo qual a “Festa de Folia de Reis de Alto Belo” chega a 36ª Edição: o amor pela cultura local e o desejo de manter viva a tradição. Os festejos começam nesta sexta-feira (12) e seguem até domingo (14), na comunidade de São José de Alto Belo, distrito de Bocaiuva, no Norte de Minas.

A festa foi idealizada pelo cantor e compositor Téo Azevedo, ainda na década de 1980. Ele conta que não queria deixar morrer a prática exercida pelo pai, que também era folião. “Desde criança eu via meu pai cantando e aquilo me interessava demais. Depois que ele morreu juntei com alguns amigos e resolvemos montar o grupo. Os cantos e técnicas seguem os moldes da folia imperial, assim como meu pai fazia”, diz.

A estimativa da organização é que 10 mil pessoas prestigiem os três dias da festa, que é considerada como patrimônio imaterial do município de Bocaiuva. Os 14 foliões de reis se apresentam com cantos de saudação ao presépio, agradecimento, além de danças individuais e coletivas como o Landu e o Guaiano. Para o coordenador Antônio Carlos Souza, mais conhecido como mestre Valdo, a prática é importante para quem como ele é devoto de Santos Reis.

“São mais de 20 anos dedicados a devoção. Com a folia, nós louvamos e adoramos o nascimento do menino Jesus. Durante todo esse tempo foram muitas graças alcançadas. Várias pessoas testemunham isso pelas casas onde visitamos. Meu pai mesmo fez uma promessa e foi curado de uma ferida na perna”, conta.

Essa ligação entre a cultura popular e a fé são apontadas por Téo Azevedo como as principais características da folia. “É uma faculdade sertaneja e marco de cidadania. Além de contribuir para manter as raízes da região, a folia de Alto Belo incentiva e valoriza talentos. Dá aulas de vários instrumentos como viola, violão e rabeca; ensina a respeitar o direito do outro, e estimula os jovens talentos”, afirma.

Com origem na década de 1980, a Folia de Reis de Alto Belo é símbolo de cultura e religiosidade (Foto: Manoel Freitas/Reprodução G1)

Programação

Além das apresentações dos ternos durante os três dias, a festa de “Folia de Reis de São José de Alto Belo” conta com a apresentação de grupos folclóricos e teatrais; solistas de viola caipira, shows de artistas regionais, forró ‘pé de serra’, levantamento do mastro, e missa em homenagem ao santo. Durante as festividades, também serão realizadas corridas e concursos inusitados, como a corrida da galinha e a prova do maior roedor de pequi.

Confira a programação completa:

Sexta – 12 de janeiro
20h: Apresentação de Ternos de Folia de Reis de Alto Belo
21h: Grupos de danças folclóricas
22h: Solistas de viola caipira
23h: Shows com artistas regionais e tradicional ‘Forró Pé de Serra’

Sábado – 13 de janeiro
20h: Cortejo da bandeira e levantamento do Mastro de Santos Reis com Presépio vivo
21h: Abertura oficial
-Hino Nacional cantado na rabeca por Cadú da Viola
-Apresentação do Terno de Folia de Reis de Alto Belo
-Grupo de dança e apresentação teatral
22h: Shows com artistas regionais: Modas de viola, show instrumental, duplas e grupos sertanejos
02h: Show com tradicional ‘Forró Pé de Serra’

Domingo – 14 de janeiro
12h: Apresentação de ternos de Catopê, grupos musicais e Ternos de Folia de Reis
15h: Missa de Santos Reis
16h: Apresentação de grupo teatral
-Corridas: Jegue, porco, galinha, cavalo de pau, de costas e carrinho de mão
-Concursos: Lundu para adulto e criança, maior chupador de limão sem fazer careta, maior chupador de manga, maior roedor de pequi, maior roedor de rapadura, melhor imitador de personagens da região e de bichos, melhor contador de causos e a risada mais engraçada.
20h: Shows com artistas regionais: Modas de viola, show instrumental, duplas e grupos sertanejos
00h: Encerramento – Show com tradicional ‘Forró Pé de Serra’

Além de apresentações teatrais e folclóricas, o evento realizado no distrito de Alto Belo tem corridas inusitadas como a das galinhas (Foto: Manoel Freitas/Reprodução G1)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

1 Comentário

  1. Gostaria de saber se existe gravação das folias de sao jose de alto belo em CD ou audios. Caso tenha, como faço para adquiri-los.

    Grato,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>