Montes Claros terá plantão emergencial para atendimento médico durante o fim de semana

0

A Secretaria de Saúde de Montes Claros montou um plantão emergencial para prestar atendimento durante o fim de semana, sábado (13/01/2018) e domingo (14). De acordo com o diretor de atendimento à saúde do município, Bruno Pinheiro de Carvalho, a medida foi tomada após a Santa Casa anunciar que adotou plano de contingência e está impossibilitada de receber pacientes devido à superlotação.

“Este plantão é em parceria com os próprios hospitais da cidade. Como foi registrada uma superlotação vamos montar quatro polos, além de reforçar o Alpheu de Quadros que atende 24 horas por dia”, explica.

Para os plantões a secretaria convocou médicos que vão atender nas unidades de saúde dos bairros Maracanã, Santos Reis, Esplanada e Major Prates. “Hoje, infelizmente, temos apenas dois hospitais com portas abertas preparadas para receber pacientes emergenciais. Para que a população não seja prejudicada, estaremos atendendo nas unidades entre 7h e 19h”.

A Santa Casa divulgou que a Unidade de Pronto Socorro do hospital é procurada, em média, por 350 pacientes diariamente. Segundo o hospital, a unidade possui 20 leitos e a lotação diária na unidade é em média de 50 pacientes. Mas na tarde desta sexta-feira (12), 58 pessoas permaneciam internadas no local, sendo que 38 estão em macas no corredor.

O diretor de atenção à saúde afirma também que o período de férias pode ter contribuído para o problema deste final de semana. “Historicamente, o mês de janeiro concentra muita gente, devido ao período de férias; isso em Montes Claros e cidades vizinhas. Então, acontece de todas buscarem atendimento aqui”.

Carvalho informou que uma reunião foi marcada para a segunda-feira (15) com a secretária de saúde do município, Dulce Pimenta, e outros profissionais ligados à saúde para avaliarem outras medidas de prevenção no município.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que já orientou, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, a reabertura imediata do Pronto Socorro da Santa Casa, tendo em vista que esta unidade é referência hospitalar macrorregional para a Rede Estadual de urgência e Emergência.

Unidade do Major Prates é um dos pontos de atendimentos (Foto: Fábio Marçal/Prefeitura)

Nota da Santa Casa

A Santa Casa de Montes Claros vem a público esclarecer que o hospital está em plano de contingência por superlotação na Unidade de Pronto-Socorro. Comunicamos que, provisoriamente, conforme orientação da Superintendência Regional de Saúde, o hospital está atendendo somente os casos de emergência com iminente risco de morte que chegarem inadvertidamente ao Pronto-Socorro e casos agudos de referência exclusiva (casos com classificação vermelha).

A Santa Casa de Montes Claros é referência em alta complexidade para aproximadamente dois milhões de habitantes em 86 municípios do Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além do sudoeste da Bahia. Atualmente a Instituição possui 20 leitos no Pronto Socorro e a lotação diária na unidade é em média de 50 pacientes. Neste momento encontram-se internados no Pronto Socorro 58 pacientes.

Na oportunidade, informamos que as autoridades responsáveis foram comunicadas sobre a situação. Entre elas, Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência Regional de Saúde. Em casos de necessidade, a população deve procurar outros hospitais e a rede básica de saúde.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas e Ascom da Santa Casa de Montes Claros)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui