Polícia Civil prende cinco suspeitos de fraudes em licitações em Bocaiuva

0

Cinco pessoas foram presas nesta segunda-feira (26/09/2016) por fraudes em licitações na prefeitura de Bocaiuva, no Norte de Minas. A operação, realizada pela Polícia Civil, aponta que os certames destinados à contratação de serviços de manutenção em computadores e redes no município eram direcionados a um vereador e a um empresário da cidade.

De acordo com o delegado Leonardo Diniz, servidores do setor de licitação organizavam o edital para que duas pessoas fossem privilegiadas. “Eles exigiam coisas absurdas no edital, e os dois tinham esta informação e se adequavam às exigências. Assim os outros concorrentes não tinham chances de ganhar a licitação”, afirma.

Um dos beneficiados, preso na operação, é o jornalista Eduardo de Jesus Viana, que teve depositado em sua conta bancária, nos últimos três anos, cerca de R$ 780 mil, segundo a investigação. “O Eduardo tinha uma empresa com um único funcionário para prestar manutenção em toda a rede do município. Porém, este trabalho já era realizado por dois servidores da prefeitura, que continuam realizando estes serviços”, afirma Diniz.

O secretário de fazenda do município, Antônio Silveira Neto, é considerado foragido. “Mesmo com parecer negativo do município, o secretário autorizou a renovação do contrato do Eduardo sem licitação”, diz o delegado.

O advogado do jornalista Eduardo Viana, Junior Pereira Lima, afirmou que a defesa ainda não teve acesso ao processo e por isso ainda não podia falar sobre o caso. Já a assessoria de comunicação da prefeitura afirmou que todos os contratos licitatórios realizados no município foram fundamentados nas leis vigentes no país. Ainda segundo a assessoria, a prefeitura continua à disposição para qualquer esclarecimento.

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui