Governador Valadares pode ter racionamento de água

1

O diretor adjunto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Vilmar Rios, afirmou na tarde desta quinta-feira (08/10/2015) que estudos estão sendo realizados para implantar um racionamento de água em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Vilmar garantiu que o abastecimento ainda não está sendo prejudicado, mas isso poderá acontecer nos próximos dias.

“Muitos bairros que ficam sem água no momento é em função de problemas na rede, quebras ou manutenção na rede. Porém, a escassez de chuvas deixam a situação do rio Doce quase em estado de calamidade, e nós não descartamos, para um momento próximo, um racionamento de água”.

Na tarde desta quinta-feira (8) o nível do Rio Doce – de onde o SAAE capta a água que é tratada e distribuída no município – atingiu a marca de 29 centímetros negativos. Com o nível do rio normal, a vazão de água é de 1.200 litros por segundo (l/s). Atualmente, a vazão está em 821 l/s.

“Já estamos fazendo um estudo técnico de viabilidade de um possível racionamento. A princípio, faríamos paralisações no fornecimento de água em alguns bairros, durante o dia, para que outros bairros sejam beneficiados. Desta maneira, é preciso que a população se conscientize e adote as medidas de economia”, explicou Vilmar Rios.

Abastecimento de água será interrompido em 21 bairros

No próximo domingo (11/10), a partir das 9h, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vai interromper o fornecimento de água em 21 bairros de Governador Valadares, para substituir uma adutora que fica embaixo do viaduto da Avenida JK, que está rachada.

Segundo o SAAE, a troca vai evitar vazamentos, desabastecimento e desperdício de água. O sistema será ligado por volta das 18 horas de domingo (11). Durante esse período, a prefeitura pede para que os usuários economizem água. O abastecimento destes bairros deve ser normalizado na noite de segunda-feira (12).

Em Valadares, o abastecimento de água será interrompido nos seguintes bairros: Penha, Caravelas, Tiradentes, Castanheira, Vitória, Vila União, Figueira, Jardim Alice, Novo Horizonte, Santa Rita, São Cristovão, Pérola, Vila Rica, Nova Vila Bretas, Vale Pastoril, Canaã, Betel, Jardim Kennedy, Vila Império, JK I e II. Os moradores podem solicitar caminhão-pipa pelo telefone 115.

Dicas do SAAE

1 – No Banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2 – Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.
Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

3 – Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

4 – Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

5 – Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

6 – Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxague tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

7 – Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

8 – Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.

9 – Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: Se precisar utilize a água que sai do enxague da máquina de lavar.

A água é um recurso natural precioso, essencial para a nossa sobrevivência. Milhões de litros de água tratada pingam das torneiras todos os dias e não são utilizados no consumo. No Brasil o desperdício de água é muito grande em razão do mau uso deste recurso. Faça sua parte!

(Fonte: G1 dos Vales / SAAE)

1 COMENTÁRIO

  1. uma pena ter que admitir o fracasso na gestão das águas. os aquíferos freáticos bem como os lençóis freáticos não foram olhados com o devido cuidado, agora os rios estão morrendo. temos que tomar medidas urgentes, a principal é mudar o modelo de pecuária que se pratica no Brasil, o outro é descompactar urgente os solos de pastagens e plantar o maior número de árvores!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui