Moradores de Ponto dos Volantes denunciam descarte irregular de esgoto realizado pela Copanor

0

Moradores da cidade de Ponto dos Volantes, no Vale do Jequitinhonha, reclamam do descarte irregular de esgoto em um rio que banha o município. Imagens mostram uma tubulação que é utilizada para jogar esgoto sem tratamento no Rio São João.

Segundo ele, a empresa responsável pela rede de tratamento de água e esgoto, está jogando o esgoto diretamente no rio. “Muitos moradores ainda utilizam da água para beber e irrigar plantações”, disse.

Esgoto é descartado irregularmente no Rio São João – Foto: Reprodução/internauta

Resposta da Empresa

Em nota, a Copanor justificou que assumiu as atividades no município em julho de 2011 e que o esgoto já era lançado no rio. Leia a nota na íntegra:

Em relação a questão do esgoto que está sendo jogado direto no Rio São João, em Ponto dos Volantes, consultamos a unidade responsável e nos foi informado que a Copanor assumiu os sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário no Município de Ponto dos Volantes em Julho de 2011.

Quando a Copanor assumiu os sistemas, já existia o lançamento de esgoto nos córregos Pilão e Pilãozinho, que deságuam no Rio São João. Portanto, o que a Copanor fez foi coletar o esgoto da cidade e retirá-lo dos córregos, lançando-o em um único ponto provisório, até a liberação, pela Justiça, da área para execução da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto.

A área para a execução da ETE está embargada pelo proprietário, entretanto, a Copanor está ajuizando ação de desapropriação da área e aguardando a sentença Judicial. Assim, após imissão da posse por parte da Justiça, a Copanor iniciará as obras para execução da ETE.

A ETE é um projeto com reator anaeróbico, filtro biológico e disposição no solo. Desta forma, o esgoto tratado será disposto no solo e não será devolvido ao rio, ou seja, não haverá poluição.

A Copanor é uma empresa sustentável que contribui para a diminuição das desigualdades regionais e promoção da inclusão social. As atividades da Copanor impactam diretamente na melhoria da qualidade de vida e das condições de saúde da população.

Esgoto é descartado irregularmente no Rio São João – Foto: Reprodução/internauta

(Radar do Vale)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui