Tendências emergentes de tecnologia em medicina para 2021

0

A adoção da tecnologia em saúde disparou em 2020, à medida que hospitais, sistemas de saúde e pacientes cada vez mais dependiam das inovações para a prestação de cuidados durante a pandemia, preparando o terreno para a demanda contínua em 2021.

Embora os maiores impulsionadores da tecnologia ainda sejam a inteligência artificial (IA), a Internet das coisas (IoT) e outros campos da quarta revolução industrial, o curso desse desenvolvimento foi desviado neste período devido ao impacto da Covid-19.

Em nenhum lugar isso é mais verdadeiro do que na medicina. A pesquisa avançada para testes, diagnósticos, vacinas, assistência social e saúde ambiental mudou para enfrentar a crise em curso. E todas as tendências importantes, da biotecnologia e robótica à realidade virtual e realidade aumentada, tiveram seu papel a desempenhar.

À medida que novas vacinas e tratamentos fornecem um vislumbre de esperança de que a normalidade em algum momento possa ser retomada, avanços possibilitados pelo ritmo acelerado de inovação que vimos este ano irão nos equipar melhor para enfrentar novos desafios. Então, abaixo estão algumas previsões de como isso continuará a acontecer ao longo de 2021.

A saúde deverá ser a primeira consideração em todos os aspectos da vida

Em 2020, todas as empresas evoluíram em algum aspecto tecnológico, pois o ambiente online se tornou essencial para a realização dos negócios. Em 2021, todas as empresas estarão voltadas para a saúde, pois a proteção de funcionários e clientes se tornou um requisito fundamental para continuar suas atividades.

Isso inclui medidas aprimoradas de biossegurança, desde estações de sanitização até medidas de quarentena em locais onde a presença física dos funcionários seja necessária. A tecnologia em torno da segurança da saúde trará medidas e sistemas de alerta precoce para reduzir a probabilidade do contágio de doenças.

Para algumas empresas, ainda será mais seguro que os seus funcionários permaneçam remotos, possivelmente durante todo o ano de 2021. Porém, haverá outros desafios relacionados à necessidade de apoiar a saúde mental das equipes, avaliar se os trabalhadores estão sobrecarregados ou se estão tomando as precauções certas para proteger a saúde. Mais uma vez, a tecnologia fará o seu papel na mitigação desses perigos, utilizando desde aplicativos que monitoram as atividades físicas até meditação e serviços terapêuticos remotos.

Atendimento virtual e medicina remota

Particularmente para consultas mais simples ou de rotina, o número de atendimentos virtuais disparou durante a pandemia. Acredita-se que durante 2021 essa tendência continuará.

Se for possível receber em casa o mesmo nível de atendimento que receberia em uma visita a um consultório médico ou ambulatório, então certamente isso faria mais sentido para nós no momento.

Além de reduzir o risco de propagação do contágio da Covid-19, a medicina remota permite que os profissionais médicos incluam mais consultas de pacientes em suas agendas lotadas. Esta é uma consideração particularmente vital em países altamente populosos, onde há escassez de profissionais de saúde.

Cidades Inteligentes, IA e IoT melhoram a capacidade de detectar e responder a futuros surtos

“Cidade inteligente” é um termo usado para descrever o conceito de construção de conectividade digital e decisões automatizadas, baseadas em dados, na estrutura da vida urbana, incluindo o planejamento de redes de transporte público, coleta de lixo, distribuição de energia e iniciativas de saúde ambiental. IA e IoT são fundamentais para muitas iniciativas neste espaço.

Durante a pandemia do coronavírus, o foco da inovação das cidades inteligentes mudou para o planejamento e gerenciamento da maneira como um número cada vez maior de pessoas viverá cada vez mais perto umas das outras. Este é um desafio particular nos países em desenvolvimento, onde as populações urbanas continuam a crescer – a ONU prevê que 68% da população mundial viverá em áreas urbanas em 2050. Assim como toda empresa terá como foco a saúde em 2021, o mesmo acontecerá com todo planejador urbano e autoridade municipal. Uma palavra-chave é “resiliência”, com recursos crescentes dedicados ao desenvolvimento de tecnologia para ajudar a evitar o impacto catastrófico de pandemias e surtos de doenças na vida e na economia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui