Senai encerra atividades em Araçuaí

0

As luzes se apagaram nesta quinta-feira (6). Após 12 anos de atividades, a unidade do SESI/SENAI Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, fechou suas portas. Durante esse tempo, a escola ofereceu cursos na área de aprendizagem industrial e qualificação profissional.

“Revoltante e triste. Onde estavam os políticos? Só se lembram do povo em épocas de eleições. Faltaram mobilização e vontade política para impedir”. Este foi o desabafo do pedreiro Renilson Dias da Costa, de 43 anos, residente em Araçuaí, ao saber do fechamento da Unidade. “Fiz meu curso de pedreiro naquela escola. É um absurdo assistir este fechamento. Os professores eram qualificados, atendimento ótimo. Fechar a escola é apunhalar o peito do povo”, disse o pedreiro.

A crise econômica e a queda na arrecadação da contribuição das indústrias foi o argumento utilizado pela direção para justificar o fechamento da unidade.

As duas últimas turmas, de 40 formandos, foram as de técnico em administração e eletrotécnica. A formatura será realizada na noite desta quinta-feira (6) no auditório da Câmara Municipal.

Prédio localizado no centro da cidade pela prefeitura em 2014 (Foto: Gazeta de Araçuaí)

Triste fim

A maioria dos prejudicados é de jovens e adolescentes que via na escola uma saída para adquirir uma formação profissional.

“Vi em 2009, grupos organizados, a maioria de jovens, vestidos de preto, saírem às ruas para protestarem contra a não realização pela prefeitura, da Micareta, o carnaval temporão de Araçuaí, e não vi estes mesmos grupos, protestarem contra o fechamento de uma escola tão importante como esta”, lembrou Wemerson Brito, de 33 anos, técnico em informática e pai de dois filhos adolescentes.

A unidade em Araçuaí foi inaugurada em setembro de 2005 e contou com a participação do então ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, do senador Hélio Costa e de Márcio Lacerda, eleito prefeito de BH em 2008, além de lideranças regionais.

Desde sua inauguração, pelo menos 4 mil jovens e adultos passaram pela escola.

“Numa comunidade onde a vulnerabilidade social é enorme e os jovens entram cada vez mais cedo para o tráfico, fechar uma unidade do SENAI, que além dos cursos ainda ajudava com bolsas de estudos, é decretar de vez a falência social em nossa cidade“, lamentou Wemerson Brito.

A gerente das unidades do SENAI em Araçuaí e Turmalina, Maria Etelvina Andrade, informou que todas as contribuições para manutenções das unidades são provenientes da indústria. “Não temos nenhuma ajuda dos governos estadual, municipal e federal”, disse ela.

Ao todo, existem cerca de 90 unidades do SENAI em Minas Gerais. “É triste assistir o fechamento de uma unidade como esta. Sou filha do Vale do Jequitinhonha, onde tudo chega com muita dificuldade. O SESI/SENAI, ajudou muito a região na formação da mão de obra para a geração de renda e emprego”, lamentou Etelvina Andrade,

A unidade de Araçuaí tinha um custo anual de cerca de R$ 2 milhões. “Era um dinheiro que também circulava no comércio local, já tão afetado pela crise”, lembrou um lojista.

Prédio localizado no centro da cidade pela prefeitura em 2014 (Foto: Gazeta de Araçuaí)

E agora?

O prédio onde funcionou a unidade, localizado no centro da cidade, pertencia à CEMIG e foi adquirido pela prefeitura em dezembro de 2014 por R$ 530.375,00

Em nota, Prefeito de Araçuaí, Armando Jardim Paixão (PT) lamentou o encerramento das atividades da unidade Sesi/Senai. “A unidade sempre se destacou no quesito de ensino, em especial o ensino técnico. A administração nunca poupou esforços no auxilio do desenvolvimento da educação no município e acredita que a educação seja fundamental para o desenvolvimento de cidadãos responsáveis e comprometidos com o futuro da sociedade”, destacou a nota..

A nota não especificou o destino que a prefeitura pretende dar ao prédio, nem esclareceu que tipo de esforços foram feitos para evitar o fechamento da escola.

Desolação

A gerente da Unidade informou que todo o patrimônio móvel, a exemplo de máquinas, livros e computadores, serão enviados para outras unidades do SENAI instaladas em Uberlândia, Três Marias e Paracatu.

Em Araçuaí, O SENAI chegou a ter 20 funcionários, que foram dispensados. “Não volta nunca mais”, profetizou um auxiliar de serviços, ao falar do fechamento da escola. Ele trabalhava na mudança dos móveis e equipamentos que foram retirados do prédio, na tarde desta quinta-feira (6).

Móveis e equipamentos foram retirados do prédio nesta quinta (Foto: Gazeta de Araçuaí)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Gazeta de Araçuaí / Sérgio Vasconcelos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui