Fundação Renova, MP e Comitês se reúnem para discutir temas voltados para recuperação da Bacia do Rio Doce

0

Encerra hoje (25 de outubro) a 5º edição do Encontro de Integração da Bacia do Rio Doce, realizado no município de Caratinga/MG. O marco foi ontem, dia 24, quando uma mesa formada pelo representante dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Caratinga e Doce, Ronevon Huebra; pelo coordenador das Promotorias de Meio Ambiente da Bacia do Rio Doce, Leonardo Castro Maia, e representantes da Fundação Renova, José Almir Jaconelli Junior e Allan Suhette, discutiu os reflexos da tragédia em termos ambientais e sociais, além de apresentar as ações já desenvolvidas em prol da recuperação da bacia. Um documento está sendo produzido a fim de oficializar o posicionamento das entidades em relação ao ocorrido, além de abordar a análise crítica do cenário pós rompimento da barragem de Fundão.

Além disso, durante o encontro, o tratamento de esgoto, um dos eixos que compõem o saneamento básico, foi tema debatido no primeiro dia de atividades (24). O lançamento de efluentes sem tratamento no leito dos afluentes é um dos principais problemas ambientais registrados na Bacia do Rio Doce.

Para finalizar a quinta edição do evento, serão apresentadas na tarde de hoje (25) iniciativas que visam amenizar a emissão de carbono: o Programa Pecuária Neutra e o Evento Carbono Zero (ECOz) – desenvolvido pelos Comitês da Bacia Hidrográfica dos rios Caratinga e Manhuaçu. “Queremos trabalhar de maneira sustentável, buscando uma forma de zerar esse carbono produzido durante nossas atividades. É uma ideia que vem sendo trabalhada em nossa região e esperamos influenciar também outras entidades da bacia”, disse Ronevon Huebra, atual presidente do CBH-Caratinga. Uma visita técnica à obra da Estação de Tratamento de Esgoto de Caratinga fechará o encontro. O local também receberá o plantio de mudas a fim de compensar a produção de Carbono produzida no deslocamento dos membros para o evento.

(Fotos e informações Comunicação AGB Doce)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui