Suspeito de atropelar e estuprar mulher é preso em Governador Valadares

0

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu, nesta terça-feira (7/3/2023), mandado de prisão preventiva contra um homem, de 37 anos, suspeito de atropelar uma mulher em Santa Maria do Herval, Rio Grande do Sul, e depois estuprá-la no município de Gramado, a cerca de 25 quilômetros de distância. Os crimes foram registrados no dia 12 de fevereiro deste ano.

A prisão, de natureza preventiva, decorreu das investigações realizadas pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS), por meio da Delegacia de Polícia em Gramado, que obteve provas contundentes acerca da autoria, representando pela prisão preventiva do suspeito, deferida pela Justiça, com parecer favorável do Ministério Público. A partir de então, a PCRS passou a procurar o homem e apurou que ele havia fugido do município de Canela, no estado gaúcho, onde residia.

Diversos levantamentos foram realizados, utilizando-se de modernas técnicas de investigação policial, a partir das quais foi possível apurar que o investigado havia deslocado para São Paulo, onde permaneceu na região Sul do estado por alguns dias. Depois disso, deslocou pelo ABC Paulista e seguiu em direção ao estado de Minas Gerais.

Na terça-feira (7/6), com uma possível localização mais apurada do paradeiro do suspeito, na cidade de Governador Valadares, a PCRS fez contato com a PCMG, que, imediatamente, deslocou equipe para o local indicado, onde o homem foi efetivamente preso.

Integração

O delegado Gustavo Celiberto Barcellos, da Delegacia de Polícia Civil em Gramado, ressaltou a excelência do trabalho de investigação que levou à prisão do suspeito, considerado extremamente perigoso, tratando-se de um dos criminosos mais procurados da região.

“Trata-se de importante prisão, em ação de repressão qualificada. A captura desse homem era uma prioridade da Polícia Civil, somente sendo possível pelo empenho, dedicação e conhecimento técnico da equipe policial de Gramado, que ficou responsável por monitorar e buscar a localização do suspeito”, destacou.

Ainda segundo Barcellos, a competência, o pronto atendimento e a experiência da equipe policial mineira foram fundamentais para o êxito da ação, já que o suspeito havia mudado algumas características físicas para dificultar sua identificação, como, por exemplo, a ausência da barba que tinha na data do crime. “Também cumpre ressaltar o apoio e a troca de informações com a delegacia em Canela, e com a Delegacia de Capturas do DEIC de São Paulo”, disse.

Antecedentes

O homem preso é o mesmo que, anos atrás, foi investigado por fatos similares, em que atropelava propositadamente mulheres com o objetivo de violentá-las sexualmente. O homem chegou a ser preso em flagrante pela Polícia Civil em 2014, quando atropelou uma de suas vítimas, a qual ficou gravemente ferida, ocasião em que foi autuado por tentativa de homicídio. Nos casos anteriores, no entanto, ele não chegou a consumar o abuso sexual, o que ocorreu desta última vez.

Além disso, ostenta diversos antecedentes policiais, com passagens pelo sistema prisional. Inclusive, antes de cometer o crime que resultou na sua prisão, estava sendo monitoramento com uso de tornozeleira eletrônica, dispositivo que rompeu, também havendo contra si mandado de prisão por tal fato.

A prisão do suspeito ocorreu em um restaurante, junto a uma pousada, às margens da rodovia BR-116, perímetro urbano de Governador Valadares. Em poder do suspeito foram apreendidas abraçadeiras de nylon, conhecidas como “enforca gato”, objeto que o suspeito utilizava para imobilizar suas vítimas, além da apreensão de celulares/smartphones. Em razão do material apreendido, a PCMG instaurou inquérito para apurar crime de receptação.

Após os trâmites legais, o suspeito foi recolhido ao sistema prisional.

——————

Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
Google News
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui