Fundação Aperam lança nova edição 2022 do Edital de Projetos Sociais

0

A Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnergia acabam de lançar a edição 2022 do Edital de Projetos Sociais, que tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de projetos que impactem positivamente a vida das cidades de influência e abrangência da Aperam BioEnergia.

Por meio do Edital, diversas iniciativas têm sido possíveis, como o Vered’Artes: Educação e Cultura, desenvolvido em Veredinha, e a Escola de Formação de Família, em Itamarandiba. 

Com atuações em setores diferentes, ambos os projetos têm em comum o trabalho em prol da cidadania e da valorização dos direitos humanos, uma das categorias contempladas no Edital de Projetos Sociais da Fundação Aperam Acesita.

Eliza Souza, secretária municipal de Educação em Veredinha, participa do grupo que realiza o Vered’Artes: Educação e Cultura, desenvolvido pela Associação do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente de Veredinha – ADECAVE. A iniciativa consiste em apresentações artísticas itinerantes nas praças públicas e escolas.

Segundo conta, o projeto nasceu em atenção às demandas por práticas pedagógicas alternativas e complementares ao currículo base das instituições de ensino em Veredinha. “Tal prática tem repercutido de forma tão positiva no desempenho pedagógico dos alunos da cidade, que o  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB figura como um dos mais altos do estado”, observa  Eliza Souza.

Ela destaca que as manifestações culturais tradicionais da cidade são excelentes ferramentas para envolver a comunidade com o projeto. “Além de cumprir com o objetivo de potencializar os processos educacionais, quando trazemos o teatro para nossos alunos, para a nossa população, abrimos um leque de oportunidades para animar a cultura regional. Também fazemos valer os direitos dos cidadãos, valorizamos as manifestações artísticas, os talentos locais que são identificados ao longo da execução do projeto”, enumera a secretária de Educação.

Em Itamarandiba, o Escola de Formação de Família,  outro projeto realizado via Edital, é desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da cidade. “O projeto trabalha a percepção e a necessidade de fazer com que as famílias e todas as pessoas do núcleo familiar de alguém com deficiência assimilem conhecimentos, que tenham uma boa formação para assumir uma postura política em defesa dos direitos dos seus filhos”, explica o Diretor Administrativo da Apae de Itamarandiba, Célio Ferreira. 

O projeto atende 15 familiares de pessoas com deficiências intelectual e múltipla, beneficiando indiretamente 60 famílias da Apae de Itamarandiba. 

“Conhecer sobre as reais limitações das pessoas com deficiência é essencial para que as famílias se organizem quanto ao apoio que seus filhos precisam para ter uma vida plena e participativa na própria família, na comunidade e em sociedade. Não podemos pensar em inclusão social se as famílias não têm isso como um projeto de vida para seus filhos. Afinal, são elas que vão facilitar a organização desse projeto de vida, sendo as interlocutoras dos seus filhos. Mais que isso, os pais é que vão proporcionar condições emocionais e psíquicas aos seus filhos, dentro do contexto familiar, para que eles possam transpor obstáculos que surgem ao longo da vida e vencer cada um”, finaliza Célio.

SERVIÇO

Instituições interessadas em participar do Edital podem enviar suas propostas até o dia 9 de outubro. Informações podem ser obtidas pelo site onde estão disponíveis o Edital e os formulários de inscrição:  https://brasil.aperam.com/

——————

Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
Google News
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui