Google permitirá colocar data de expiração em e-mails

0

O Google permitirá colocar uma data de expiração nos e-mails enviados através da nova versão do do correio eletrônico Gmail, que estará disponível para teste aos seus mais de 1,4 bilhão de usuários no mundo a partir desta quarta-feira (25/04/2018).

“Um novo modo confidencial permite controlar como sua mensagem é enviada, copiada, disponibilizada para download ou impressa, o que é útil quando é preciso enviar uma informação sensível”, disse a empresa californiana em um comunicado.

Dentro dessa nova configuração, existe uma “opção de fazer com que uma mensagem expire depois de um período de tempo estabelecido, para ajudar a manter o controle de sua informação”, acrescentou o Google.

O responsável de produto do Gmail, Jacob Bank, disse ao portal “The Verge” que a nova versão do Gmail procura melhorar a produtividade e a segurança dos usuários e utiliza a Gestão Integrada de Direitos (IRM, na sigla em inglês) e a Autenticação de Dois Fatores (2FA). Bank falou ao portal que o modo confidencial estará disponível “nas próximas semanas”, ao contrário do resto de funcionalidades da versão.

Facilidades

Através de sua nova versão, o Gmail facilitará a abertura de arquivos anexados e fotos desde a caixa de entrada, sem ter de acessar as conversas.

De acordo com o manual de novidades do correio eletrônico, também poderá ser arquivado, eliminado, marcado como lido ou não lido um e-mail sem necessidade de abri-lo, e haverá um botão de repetição para adiar sua leitura a outro momento mais conveniente.

Além disso, a nova versão inclui alertas para dar seguimento a mensagens recebidas há vários dias, para que os de alta prioridade emitam notificações e para identificar os potencialmente perigosos.

“Aumentamos dramaticamente o nosso investimento na proteção contra o phishing (técnica utilizada para roubar dados de usuários)”, informou Bank, acrescentando que as mensagens com risco de ser fraudulentas serão tingidas de vermelho e acompanhadas de advertências.

Resposta inteligente

Para evitar que o acúmulo de e-mails, o Gmail também começará a sugerir quando cancelar as assinaturas a boletins ou ofertas, apontando a última vez que as mensagens foram abertas.

Outra novidade é a implementação da “resposta inteligente”, que permite selecionar frases para responder rapidamente a uma mensagem, e a possibilidade de abrir aplicativos como o Calendário, o Google Keep (serviço que promete substituir as anotações manuais, o bloco de notas e até mesmo os “post-its” virtuais) e o Tarefas, dentro do Gmail, em uma barra lateral.

Para testar a nova versão, os usuários deverão operar o Gmail no navegador e selecionar a opção, clicando no ícone de configuração, disse o Google, informando que será possível aos usuários voltarem ao email “clássico”, se assim desejarem.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência EFE)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui