Ipatinga confirma segunda morte por Leishmaniose

0

Um morador de rua de 33 anos foi a segunda vítima de Leishmaniose em Ipatinga em 2017. De acordo com a prefeitura, o homem vivia em uma praça na zona central da cidade e é a segunda vítima com óbito confirmado da doença; ele faleceu na noite dessa segunda-feira (21). Oito casos da doença foram registrados, e, no período de um ano cinco pessoas morreram na cidade com a doença.

A morte fez que a cidade acendesse o sinal de alerta em relação a doença. A Secretaria Municipal de Saúde intensificou o combate ao mosquito-palha, transmissor da doença. Um trabalho de orientação também está sendo feito.

A doença

O mosquito vetor da doença se sente atraído por lixo acumulado, especialmente em locais sombreados, com material orgânico em decomposição: folhas, frutas podres e fezes de animais.

O modo de contaminação por humanos é pelo contato com cachorros que pegam a doença após serem picados pelo mosquito, por isso a melhor forma de combate é prevenir a proliferação do mosquito.

Esse ano, 1.400 cães foram examinados em Ipatinga, 362 animais estavam infectados. A Leishmaniose não tem cura, apenas tratamento.

1.400 cães foram examinados em Ipatinga (Divulgação)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui