Qual o sentido da vida? Você já se interrogou sobre isso? – Coluna Nilberto Antônio

0

Prezado leitor!

O título deste texto pode lhe ser provocativo, talvez lhe cause alguma sensação, sentimento ou até mesmo desconforto. Mas talvez seja essa minha intenção, provocar para que você reflita um pouco sobre o sentindo da sua vida. O que você tem feito? Como têm sido os seus dias? Você esta no grupo dos que acordam dispostos na segunda-feira, ou esta no grupo dos que contam os segundo até chegar sexta-feira?

Essas perguntas podem parecer sem sentido, mas se você pensar um pouco vai perceber que a vida é uma estrada de mão única, compramos, ou melhor, ganhamos um bilhete para uma fantástica viagem no trem da vida, no entanto, não sei se lhe avisaram esse bilhete só lhe da direito a ida, não existe possibilidade de volta. Dessa forma, cada detalhe que escapa, cada trecho da estrada que não foi bem aproveitado, terá sido uma parte perdida, pois não existe possibilidade de voltar para olhar novamente. Talvez, em algum momento da viagem até passe por um local semelhante, mas lhe garanto, jamais será igual. Pensar nisso, pode ser angustiante, mas a angústia pode ser benéfica, ela nós faz pensar ou repensar algumas questões.

Não é raro ouvir pessoas dizendo que um dia serão felizes, ou que serão felizes quando comprarem um carro, uma casa, ou depois de se casar.. comentem o erro de depositar a felicidade no horizonte, no que está por vir. Eu particularmente considero isso um erro brutal, pois agindo assim perdemos a oportunidade de sermos felizes hoje, mesmo porque, a felicidade não é um estado, não temos uma vida feliz, temos momentos felizes que dão sentido à vida. Aliás, um estado constante de felicidade anularia a sensação de felicidade. Parece bizarro dizer isso, mas façamos uma comparação, a água só é boa se você estiver com sede, à comida é mais saborosa se você estiver com fome…

Por isso, não espere para ser feliz, viva o hoje, curta os momentos, se tiver que chorar que chore, se for para sorrir para que economizar gargalhadas? Não economize tanto seu perfume preferido, você pode não ter oportunidade usá-lo até o final, não espere a sexta para ser feliz, aproveite semana toda, não tenha vergonha do próprio corpo, se não está satisfeito com o que tem, esforce-se para mudar, se ama alguém diga isso a essa pessoa, se tem um desafeto, não fique se chateando, ocupe seu tempo com coisas que lhe dão prazer. Seja responsável, curtir a vida não significa ser um inconsequente. Enfim, viva de forma plena, seja leve, sofra, mas também sorria, e lembre-se sempre, que o bilhete que lhe permitiu entrar no trem da vida só lhe confere o direito de ir, não existe possibilidade de retorno!

Nilberto Antônio

Nilberto Antônio Gonçalves, psicólogo clínico com ênfase em atendimento de crianças especiais. Trabalha com Orientação Profissional. Psicólogo do Projeto Responsabilidade na Infância e Adolescência – RIA do Centro Social Mali Martin. Atua voluntariamente na Associação Amar e Renascer – Aamar (Instituição para tratamento de dependentes químicos) de Itamarandiba.

Facebook: Nilberto Antônio
Instagram: @nilberto_antonio
E-mail: nilbertog@ymail.com ou nilbertoantonio@bol.com.br
Telefone: (38) 9 9139-6023

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui