Direto de Brasília

0

JERÚSIA ARRUDA – www.facebook.com/jerusia.arruda


ADEUS A TEORI ZAVASKI
O ministro Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo em Paraty, litoral fluminense, na tarde de quinta-feira (19), está sendo velado no em Porto Alegre/RS. Segundo Francisco Zavascki, filho do ministro, o enterro será neste sábado. Francisco Zavascki disse que embora tenha nascido em Santa Catarina, o pai se mudou ainda bem jovem para Porto Alegre, cidade do coração, e que ele tinha a pretensão de voltar a morar na capital gaúcha após se aposentar. A carreira de Teori teve início em Porto Alegre. Em 1972, ele se formou em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde concluiu mestrado e doutorado na área de Processo Civil.

TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO
Relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, a morte de Teori Zavascki provocou uma onda de teorias da conspiração nas redes sociais. É que no próximo mês de fevereiro o ministro iria homologar as delações premiadas de 77 empresários e funcionários da Odebrecht, nas quais são citados os nomes de dezenas de políticos. Os internautas chegaram a relembrar a postagem no Facebook feita por Francisco Zavascki, filho do ministro, em maio de 2016, em que ele escreveu: “É obvio que há movimentos dos mais variados tipos para frear a Lava Jato. Penso que é até infantil imaginar que não há, isto é, que criminosos do pior tipo (conforme o MPF afirma) simplesmente resolveram se submeter à lei! Acredito que a lei e as instituições vão vencer. Porém, alerto: se algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar…! Fica o recado!”. O post de Francisco não está mais visível.

TRAPAÇA DA SORTE
A morte de Teori Zavascki cria mais imbróglio jurídico-político em relação à Operação Lava Jato. A escolha do Teori para ser o relator da Lava Jato foi baseada em sua experiência como magistrado, além de sua discrição, técnica e segurança, e como ele impôs uma autoblindagem às investigações, não há ninguém que tenha ligação com o trabalho que vinha sendo feito por ele. Para substitui-lo na função, certamente o presidente Temer e a ministra Carmen Lúcia sofrerão pressão para indicação do nome, principalmente porque Carmen Lúcia está há bem pouco tempo na chefia do tribunal e o Governo Temer está implicado diretamente na Lava Jato. Alguns políticos inclusive já começaram a cobrar para que a Lava Jato não acabe sendo travada. Sobre esse assunto, o ministro Roberto Barroso, ao lamentar a morte de Teori, chegou a classificar o fato como “uma trapaça da sorte”.

OS INDICADOS
O corpo de Teori Zavaski ainda está sendo velado, mas as apostas de nomes para substitui-lo no cargo já começam a aparecer no Palácio do Planalto. Um dos nomes cogitados é o do ex-procurador do Ministério Público de São Paulo, Luiz Antonio Marrey. Além dele, a ministra da Advocacia-Geral da União, Grace Mendonça, de perfil bastante técnico, também foi lembrada por aliados de Temer.

CONFLITO AGRÁRIO
Em 2016, 59 morreram durante conflitos agrários pelo país, segundo dados preliminares divulgados pela Comissão Pastoral da Terra, organização ligada à Igreja Católica. O índice é o mais alto desde 2003, quando 71 pessoas foram assassinadas em razão de disputas no campo. O número de vítimas é crescente nos últimos anos: foram 50 assassinatos em 2015, catorze a mais do que no ano anterior. Além dos assassinatos, outros tipos de violência no campo foram comuns, como ameaças de morte, perseguições, intimidações e destruição de lavouras e casas. O relatório completo será divulgado em abril.

A COLCHA E O RETALHO
Que o Facebook é um gigante da internet, todo mundo concorda. Agora, tem gente que acredita que não existe nada além da rede social no mundo online. Uma pesquisa encomendada pela fundação Mozilla aponta que 55% dos brasileiros consideram que o Facebook e a internet são exatamente a mesma coisa. O Brasil teve uma das maiores taxas de respostas positivas. Só a Nigéria, Indonésia e Índia tiveram índices maiores. Para a Mozilla, essa percepção representa um perigo, porque faz com que as pessoas não entendam o que a internet pode fazer por elas.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui