Cemig divulga Plano de Atendimento para o Período Chuvoso no Leste de Minas

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Com o intuito de minimizar os efeitos provocados pelas chuvas sobre o sistema elétrico, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig investiu R$ 119 milhões na melhoria e manutenção da rede de distribuição e no atendimento aos consumidores da Região Leste. A Empresa se prepara durante todo o ano para minimizar o número de interrupções e restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível, reduzindo os transtornos à população e às empresas, durante o período chuvoso.

Segundo Claudemiro Dantas, nos últimos 12 meses, a Cemig investiu na ampliação da capacidade do sistema com o aumento de 57,5 MVA de potência. Esse reforço aconteceu com a ampliação das subestações(SE) de Caratinga e Lajinha . Também foram construídos mais 133,07 quilômetros de novas linhas de distribuição na malha leste do estado.

A Empresa tem trabalhado no seu plano de manutenção, quase 30 mil árvores em conflito com a rede elétrica foram podadas. As equipes de manutenção fizeram a limpeza de faixa nas redes rurais, percorrendo quase 34,5 milhões m2. Em toda a região leste, mais de 200 objetos foram retirados da rede e 1.966 postes foram substituídos.

Números

Além de todas essas ações e investimentos diretamente relacionados ao sistema elétrico, a Cemig conta com um serviço de meteorologia, que prevê a ocorrência de tempestades.

A partir do alerta meteorológico, é redimensionado o número de atendentes do Fale com a Cemig e de equipes prontas para realizar os serviços de restabelecimento de energia, de forma a atender a demanda extraordinária que surge com as chuvas. As equipes de plantão são também previamente acionadas e posicionadas estrategicamente nas unidades da Empresa, para atuar com maior agilidade.

Neste ano, dependendo da previsão meteorológica e dos efeitos causados por uma tempestade, cerca de 800 empregados podem ser acionados. Além disso, a Cemig continua sendo a distribuidora de energia elétrica do Brasil com a maior central de atendimento a clientes. O Fale com a Cemig – 116 funciona 24 horas por dia, com capacidade para fazer mais de 220.000 atendimentos por dia, inclusive por meio do atendimento eletrônico.

No Leste, a Cemig possui uma rede de distribuição com mais de 115.034 mil quilômetros de extensão, mais de 5 milhões de postes, 188.884 transformadores e 65 subestações controladas remotamente.

Canais de atendimento

O aplicativo Cemig Atende, disponível para smartphones e tablets, conta com 18 serviços, nos sistemas operacionais Android, IOS e Windows. A agência virtual, no portal da Cemig, também oferece diversos serviços com conforto, agilidade e segurança.

O Cemig Atende oferece conforto e segurança aos consumidores e permite que economizem tempo ao resolverem questões relativas à Empresa nos canais digitais. Para usar o aplicativo, após a instalação nos smartphones ou tablets, é necessário apenas fazer o cadastro com o CPF e o número do cliente.

Os principais serviços solicitados são referentes a consulta de débitos, visualização de segunda via de fatura, acesso ao histórico de contas, envio de leitura, consulta ao histórico de protocolos e alerta sobre falta de energia.

Neste ano, o Cemig Atende disponibilizou mais um serviço para os usuários: o Pagamento Mobile, em parceria com o Banco Bradesco. Assim, clientes do Bradesco podem pagar as contas de energia usando o aplicativo. O Pagamento Mobile permite a redução dos custos com tarifas, agiliza o atendimento e oferece mais segurança ao consumidor. O novo serviço é pioneiro no País e está disponível para o sistema Android. A participação de outros bancos já está sendo negociada. (Ascom Cemig)

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