Parceria estimula inclusão produtiva em Aimorés

0

A Aliança Geração de Energia acaba de assinar contrato inédito de prestação de serviços com a Cooperativa de Trabalho do BARI (Cooperbari). As 26 famílias que participam da Cooperabari foram capacitadas pelo Sebrae Minas e pela própria Aliança Energia, para se organizarem em uma cooperativa de prestação de serviços de reflorestamento. Os treinamentos resultaram na formalização do grupo, ampliando o mercado de atuação e o incremento da renda das famílias que têm na atividade rural sua principal fonte de renda.

De acordo com o analista do Sebrae Minas em Aimorés, Marcelo Gonçalves, antes o reflorestamento era feito por empresas de outras cidades que prestavam serviço ao município. “Com a capacitação das famílias e a contratação da Cooperbari para o trabalho, o recurso empenhado em serviços de reflorestamento agora permanece na cidade. Esse projeto representa um investimento no mercado local, gerando emprego e renda e valorizando nossa mão de obra”, destaca.

A Aliança Energia apoiou a estruturação da cooperativa, com a aquisição de equipamentos, apoio na formalização e treinamento técnico do grupo. “Como parte de nossa política de atuação social, optamos por apoiar a criação de uma cooperativa através do nosso programa Rede que Gera Renda, e, assim, gerar renda para trabalhadores da região. A escolha pelo modelo cooperativista se deve ao fato desse tipo de organização ter como princípios a gestão democrática, adesão livre e voluntária, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade”, destaca a analista de relacionamento com comunidades da Aliança Energia, Joseane Viola.

A ação integra o projeto do Sebrae Minas Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) – Rio Doce, que reúne ações para motivar e fortalecer as atividades produtivas locais, geradoras de emprego e renda, além de fomentar o empreendedorismo baseado no potencial de oportunidades e vocações regionais.

Desenvolvido há dois anos, o DET Rio Doce atende os pequenos negócios localizados nos 26 municípios da microrregião de Aimorés. “Entendemos que ao estimular o empreendedorismo e fortalecer a gestão das micro e pequenas empresas, que são a base da economia do território, estamos contribuindo para o desenvolvimento econômico e a transformação da realidade local”, ressalta Marcelo Gonçalves.

O termo BARI, que integra o nome da cooperativa, advém das iniciais dos municípios de Baixo Guandu (ES), Aimorés (MG), Itueta (MG) e Resplendor (MG). A região possui muitas belezas naturais e culturais. A agricultura, pecuária e o comércio são as principais atividades econômicas no território formado pela microrregião de Aimorés. (Luciana Grillo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui