391 candidatos concorrem ao cargo de vereador em Montes Claros

0

O Tribunal Superior Eleitoral de Minas Gerais divulgou dados que mostram o perfil dos candidatos que vão disputar a uma das 23 vagas de vereador em Montes Claros, no Norte de Minas. O número de candidatos diminuiu em relação às eleições de 2012, passou de 532 para 391; 66% são homens.

Já no quesito escolaridade, 25,81% concluíram a faculdade, mais de 35% tem ensino médio completo e quase 10% não concluíram o ensino fundamental. Em Montes Claros, 262.496 eleitores devem ir às urnas em outubro.

Ocupação

Segundo o TSE, as ocupações profissionais mais recorrentes entre os candidatos são a de dona de casa (23), empresários (23), comerciantes (20), servidores públicos (13) e aposentados (13).

O que faz um vereador

Os vereadores devem elaborar, discutir e votar as leis municipais, além de fiscalizar as ações do Executivo. “Ele é responsável pelo controle externo de tudo que a prefeitura faz. O vereador deve fiscalizar para saber se os recursos estão sendo usados de forma correta”, explica o sociólogo Roberto Ronisson.

Para discutir e votar durante as sessões legislativas, os vereadores se organizam em partidos. Há os partidos que são considerados da base do governo [não apenas o partido do próprio prefeito, mas outros que apoiam a sua gestão] e os considerados de oposição.

Lista de candidatos

O sistema de divulgação das Eleições Municipais 2016 apresenta informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobra as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos. Confira todas as informações sobre os candidatos no endereço https://aconteceunovale.com.br/portal/?p=93057.

391 candidatos concorrem ao cargo de vereador em Montes Claros (Reprodução)

(Com informações do G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui