SOMOS TODOS EDUCADORES

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Aprendemos conscientemente e aprendemos inconscientemente também, ou seja, mesmo quando não estamos atentos à aprendizagem, nosso inconsciente está assimilando tudo e guardando informações eficientemente para serem usadas posteriormente.

Portanto, a forma que a criança é recebida no ônibus, na porta da Escola, na cantina, como ela é tratada nos corredores, secretaria, hora do recreio, interfere no comportamento em sala de aula e no processo ensino aprendizagem.

A porta de entrada para aprender é o afeto.

Quando uma criança se sente amada e protegida, a sua autoestima favorece a aprendizagem.



Quando a criança percebe que o ambiente é coeso e respeitoso, onde todos os profissionais valorizam o trabalho de todos em todos os momentos, ela complementa, contribuindo da forma dela, para que este ciclo se torne fortalecido.

Quando a criança está em um ambiente em que as pessoas não se respeitam, nem se valorizam, não se admiram, ela poderá se tornar introspectiva, agitada e descompromissada.

Tudo isso ocorre sem que todos percebam porque é a influência do inconsciente, analisando tudo em sua volta e tomando atitudes compatíveis com o meio em que vive.

É preciso, portanto, criar um ambiente de convivência harmônico entre os profissionais para que este exemplo seja assimilado pela criança.

Elogie o seu colega de trabalho, valorize o trabalho de todos, seja amável com todos e as crianças farão o mesmo. As pessoas nos tratam como nós a ensinamos a nos tratar.

“No processo ensino aprendizagem temos sempre duas tarefas a cumprir: uma que é objetiva e que está diretamente relacionada aos objetivos que se quer atingir, e a outra que é subjetiva e está atrelada aos vínculos afetivos que se estabelecem com as situações de aprendizagem.” (Pichon Riviere)


Quem é Marli Andrade?

Marli Andrade é Psicanalista e Psicopedagoga, Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Argentina John Kennedy em Buenos Aires, defendendo a tese: “A influência da subjetividade nas interações profissionais”.

Autora de Literatura Infantojuvenil com o propósito de contribuir para que as crianças cresçam com equilíbrio emocional, autoestima e habilidades para interações intra e interpessoal tranquila e eficiente.

Escritora do livro “Primeiro você sonha, depois você dorme”, catalogado pela Câmara Nacional do Livro, sob o catálogo sistemático: Autoconhecimento, Comportamento social, Conduta de vida, Equilíbrio (Psicologia), Inconsciente, Realização pessoal, Relações interpessoais, Sonhos e Sucesso profissional.

Atua com palestras e treinamentos em instituições públicas e privadas, disponibilizando técnicas para que cada participante possa construir suas próprias estratégias para a gestão intra e interpessoal.

Marli Andrade
Psicanalista e Psicopedagoga
Doutoranda em Psicologia Social
Autora de Literatura Infanto Juvenil
Site: www.marliandrade.com.br

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