A EDUCAÇÃO É UMA PRÁTICA PSICOSSOCIAL MUITO COMPLEXA

0

A educação produz o desenvolvimento psíquico e o desenvolvimento psíquico produz o desenvolvimento da consciência. E a formação da consciência produz a formação da personalidade.

A aprendizagem – alfabetização – depende do amadurecimento neuromotor, neurológico e neuroperceptivo.

Portanto, aprender a ler precocemente de nada adianta se não compreender o que está lendo.

Alfabetização é o final. Lápis e papel é o último degrau.

Antes de colorir, por exemplo, é preciso fortalecer a musculatura, os sentidos e a percepção.



O educador da primeira infância precisa estar atento é nos olhos, mãos, dedinhos, força, equilíbrio, lateralidade, noções corporais, espaciais, temporais… da criança.

Rasgar papéis, fazer bolinha, alinhavar, desenhar na parede, massinha, argila, correr, pular, saltitar, rolar, cantar, dramatizar, imitar, gargalhar, imaginar, contar e ouvir histórias… estas ações são prioritárias.

Enquanto a criança não dominar seu corpo, ela não estará preparada para a aprendizagem escolar.

Tem aumentando o número de crianças com mal desempenho escolar e então em geral dizem: “esta criança não aprende”. É preciso portanto, analisar porque ela não aprende. E esta deficiência estará relacionada às habilidades e competências que precisam ser trabalhadas antes de ensinar a “ler, escrever e fazer continhas”.

A criança não aprenderá se não for despertado nela o desejo de aprender. Estas condições básicas devem estar na mente dela, que depende dos estímulos que vem do corpo no período de sua formação, que ocorre na primeira infância.

Mais importante do que ensinar a criança,
é despertar na mesma, o desejo de aprender.
Não prepara-la psico – social – motor, portanto,
é impedi-la de aprender.


Quem é Marli Andrade?

Marli Andrade é Psicanalista e Psicopedagoga, Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Argentina John Kennedy em Buenos Aires, defendendo a tese: “A influência da subjetividade nas interações profissionais”.

Autora de Literatura Infantojuvenil com o propósito de contribuir para que as crianças cresçam com equilíbrio emocional, autoestima e habilidades para interações intra e interpessoal tranquila e eficiente.

Escritora do livro “Primeiro você sonha, depois você dorme”, catalogado pela Câmara Nacional do Livro, sob o catálogo sistemático: Autoconhecimento, Comportamento social, Conduta de vida, Equilíbrio (Psicologia), Inconsciente, Realização pessoal, Relações interpessoais, Sonhos e Sucesso profissional.

Atua com palestras e treinamentos em instituições públicas e privadas, disponibilizando técnicas para que cada participante possa construir suas próprias estratégias para a gestão intra e interpessoal.

Marli Andrade
Psicanalista e Psicopedagoga
Doutoranda em Psicologia Social
Autora de Literatura Infanto Juvenil
Site: www.marliandrade.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui