Adolescente morre após se afogar em rio no Leste de Minas

0

Ryan César Meireles Alves tinha 14 anos e era morador do Bairro Esperança, em Caratinga/MG. O adolescente se afogou enquanto tomava banho de rio juntamente com familiares. O afogamento aconteceu no Rio Sacramento, em Bom Jesus do Galho/MG, neste domingo (6/1/2019). Ryan chegou a ser encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Caratinga, mas não resistiu e morreu.

Eram por volta das 12h, quando o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado via 193 por familiares da vítima, informando que ela tinha afogado e que já estavam em deslocamento para o pronto socorro.

“Combinamos com os familiares que iríamos interceptá-los no caminho e encontramos com eles na estrada de Dom Lara, onde passamos a vítima para a nossa viatura. Fizemos os procedimentos de ressuscitação cardíaca – massagem e ambuzando com oxigênio – entretanto, a vítima já estava cianótica e com algor mortis. Continuamos fazendo massagem cardíaca e colocamos o DEA (Desfibrilador Externo Automático) nela, que indicou, inclusive, um choque. Foram quatro choques que ele indicou e deslocamos até o pronto socorro. Chegando lá, passamos ao médico e eles fizeram procedimentos durante mais uns 30 minutos, sem conseguir a recuperação da vítima, infelizmente”, relatou cabo Cassius.





O rio onde aconteceu o afogamento é bastante frequentado por banhistas de toda a região, segundo José Davi Meireles. O tio da vítima ressaltou que alertou a todos para que não fossem para locais fundos. “Eu o chamei e ele falou assim: ‘tio, eu vou olhando se está fundo ou não’. Aí eu disse: ‘então está bom’. O lugar em que estiver no meio da barriga pode voltar para trás”, disse o familiar.

José Davi, que está recém-operado, comentou que fez o que pôde para salvar Ryan e lamentou a morte do sobrinho. “Desde semana passada que ele queria ir nesse lugar. Aí, a mãe dele não quis levar, o padrasto também não por falta tempo. E, falei: ‘como fiz cirurgia, também não posso levar você lá não’. Aí, quando foi sábado, eles chegaram lá. A minha irmã falou que ele enviou uma mensagem via WhatsApp para ela, que se não o levasse nesse sábado agora, ele iria de qualquer maneira. Então, ela, na cabeça dela, e na minha também, passa um filme. Parece que alguma coisa estava o chamando para lá, sei lá. Eu não sou supersticioso não, mas eu acho que é alguma coisa que o estava chamando para lá, porque não é possível. Eu não ia não por causa da cirurgia. Até falei com minha irmã que nunca mais vou fazer o gosto de ninguém”, comentou o tio da vítima.

Diante desta fatalidade, nesses dias mais quentes do ano, quando muitas pessoas frequentam praias, piscinas, cachoeiras, lagoas e rios para se refrescarem, o Corpo de Bombeiros orienta a população a fim de evitar afogamentos. “Sempre tomar cuidado com bebidas alcoólicas ao entrar na água; pessoas que não sabem nadar, não devem entrar em locais que não conhecem; e tomar cuidado durante o mergulho, ou seja, nunca mergulhar de cabeça sem conhecer o local ou a profundidade. Acontece muito de a pessoa sofrer um trauma por conta disso. Então, sempre tomar esses tipos de cuidados”, orientou cabo Cassius.

Ryan César Meireles Alves (foto em destaque) morreu após se afogar no Rio Sacramento, na zona rural de Bom Jesus do Galho – Fotos: Reprodução/Super Canal Caratinga

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Super Canal Caratinga)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui