Homem morre em área de exploração de turmalinas no município de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha

0

Um homem de 41 anos, identificado como Rafael Hermano Sousa Batista, morreu no fim da manhã de sábado (5/1/2019) após cair em um poço de cerca de 200 metros de profundidade, aberto para exploração de turmalinas, em uma lavra de Barra do Salinas, distrito de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha. O acidente foi presenciado por um garoto de 12 anos, filho da vítima. A ocorrência foi atendida por uma guarnição composta por três militares do Corpo de Bombeiros de Almenara, na mesma região.





Segundo o Cabo Marcos Augusto, o acidente ocorreu após o homem despencar de uma escada de madeira que dava acesso ao poço. “A escada não suportou o peso da vítima, de 180 quilos e 1.95 de altura”, disse o policial. Um perito da Polícia Civil de Pedra Azul compareceu ao local e o corpo foi liberado para sepultamento em Belo Horizonte, onde o homem residia.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o resgate da vítima foi bastante difícil. “Tivemos que descer pelo menos mil metros. O local tem iluminação precária e o túnel cabe apenas uma pessoa. O corpo da vítima estava parcialmente submerso na água e foi preciso amarrá-lo para ser içado até uma galeria”, contou o policial.

Pelo menos 60 pessoas, entre sócios e familiares da vítima, e garimpeiros, acompanharam a operação que teve início por volta do meio-dia e durou mais de 2 horas. Eles contaram que o homem havia arrendado a lavra há pouco tempo, após a mesma ter sido desativada. “Ele estava inspecionando a lavra para reativá-la”, informou os policiais.

No local, conhecido por Catra Rica, a cerca de 22 km da sede do município, existem centenas de garimpeiros, a maioria residente no distrito da Barra do Salinas. Muitos deles trabalham na extração do caulim minério utilizado na fabricação de papel, cerâmica, tintas, e do comércio de pedras semipreciosas extraídas do local. Por décadas a área foi explorada pela Halba Mineração.

Acidente ocorreu na lavra Catra Rica (Foto: Divulgação)

Extração da turmalina é feita através da escavação de túneis (Foto: Divulgação)

Distrito de Barra do Salinas (Foto: Divulgação)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Gazeta de Araçuaí)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui