Governo de Minas Gerais diz que não há previsão para fim do escalonamento de salários

0

O governo de Minas Gerais divulgou que não há previsão para o fim de escalonamento de salários no estado. O governador Fernando Pimentel (PT) e secretários se reuniram com sindicatos dos servidores na manhã de quarta-feira (8) no Palácio da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

O Executivo estadual também disse que não há como prometer o fim dos atrasos dos salários. O encontrou ocorreu para discutir a situação financeira do estado. Desde 2016, os servidores recebem o salário de forma parcelada. O parcelamento – que seria apenas em 2016 conforme prometido pelo governo – ainda continua e, ultimamente, com atraso.

O governo anunciou também a criação de um comitê para divulgar para os servidores as informações da situação fiscal do estado. “Esse acompanhamento passa a ser agora uma rotina do ponto de vista fiscal do estado. Terá um comitê de sindicatos, de servidores (…) que foram acompanhamento cotidiano, a cada mês, ou a cada quinzena dos dados fiscais”, explicou o secretário Helvécio Magalhães.

Bloqueios da União e déficit nas contas

Segundo o governo de Minas, uma das causas dos últimos atrasos foram bloqueios feitos pela União na conta do estado no Banco do Brasil. Além disso, conforme o Executivo estadual, a diferença entre o que é arrecadado atualmente para o pagamento dos aposentado em Minas e o valor da folha é de R$ 16,5 bilhões.

Representantes de sindicatos lamentaram a falta de solução e disseram que existe um fundo para pagar os aposentados. Os sindicalistas reclamaram também de falta de diálogo com o governo de Minas.

“Nós tivemos uma reunião que deveria ter acontecido em 2015. Nós temos aí um lapso de tempo absurdo. Não é o momento agora de chamar para se organizar a gestão. Esse momento agora é de responder os erros de gestão”, pontuou Núbia Dias, representante do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde Minas Gerais (Sind-Saúde-MG).

Escala de pagamento de agosto

Nesta terça-feira (7), o governo divulgou a escala de pagamento de agosto, relativa aos salários de julho dos servidores do estado. O executivo estadual também afirmou que os critérios para depósito dos vencimentos serão iguais ao do mês passado. A previsão é que o pagamento seja feito nos dias 16, 27 e 31.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui