Cejusc marca uma nova fase na Comarca de Araçuaí

0

Na manhã de hoje, 14 de junho, na comarca de Araçuaí, foi realizada a solenidade de implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A cidade, que está situada no Vale do Jequitinhonha e conta com uma população de aproximadamente 40 mil habitantes – a terceira maior população da região – agora avança na promoção do diálogo e da paz social.

O evento de instalação da nova unidade reuniu magistrados, autoridades e a comunidade local. O Cejusc concentra as audiências de conciliação e mediação, tanto na fase pré-processual quanto processual, funcionando como uma unidade dedicada à solução de conflitos de forma pacífica e consensual entre as partes.

Comunidade agora conta com mais um espaço para buscar seus direitos e promover a cidadania

Implantação

O juiz coordenador do centro, Marco Anderson Almeida Leal, destacou que o judiciário brasileiro vivencia uma crise de morosidade que decorre, entre outros motivos, da cultura do litígio, do contencioso, do processamento. O magistrado salientou: “O Cejusc exerce um papel fundamental ao auxiliar na resolução de conflitos de forma consensual, o que reflete incisivamente na celeridade e economia processual”.

Segundo o magistrado, a solução de conflitos de forma pré-processual afasta do jurisdicionado todo um desgaste emocional, temporal e financeiro, além de satisfazer o interesse das partes sem causar-lhes a sensação de haver “vencedor e vencido”. “Valorosa, portanto, a implantação do Cejusc para população e para o juízo da comarca”, afirmou o juiz.

Espaço aberto para a conciliação

O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Saulo Versiani Penna, responsável pelas iniciativas ligadas à conciliação e à mediação no âmbito do Judiciário mineiro, foi representado na solenidade pelo juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, Maurício Pinto Ferreira.

O magistrado ressalta que a maior vantagem da implantação do Cejusc, na comarca de Araçuaí, é agilidade no andamento processual daqueles processos que estão aguardando designação de audiência de conciliação e de mediação. Com o Centro pode-se adiantar o andamento processual, porque se abre uma nova pauta adicional à das comarcas, um espaço para conciliação e mediação.

“Passamos a fazer o atendimento pré-processual. As pessoas que não querem ajuizar uma ação, agora, têm um espaço para a resolução das questões. Nesta fase é possível conciliar em 15 dias. Isso representa um ganho para comarca e para população”, afirmou o juiz auxiliar. Ele lembrou que, no Vale do Jequitinhonha, onde as distâncias são grandes e há muitas dificuldades regionais. “O Centro representa uma fase inédita e promissora para a comarca, um ganho para garantia do exercício da cidadania”, sintetiza o juiz.

O Cejusc de Araçuaí foi instalado pela Portaria Conjunta 746/2018. Funcionará no Fórum Desembargador Afonso Teixeira Lages, localizado na Praça Antônio Tanure, s/n, centro de Araçuaí.

O juiz Maurício Ferreira salientou a importância dos métodos dialogais e pacíficos na solução de conflitos

Cejusc

Na visão da 3ª vice-presidente eleita para o próximo biênio, Mariangela Meyer Pires Faleiro, o Cejusc “é uma ferramenta apta a cuidar da política pública de tratamento dos conflitos de interesse e adotar outras providências tendo como objetivos o incentivo, a promoção e a execução de mecanismos alternativos para resolver atritos entre partes.”

“Os benefícios e vantagens advindos da implantação do Cejusc são incontáveis, como por exemplo, a redução do desgaste emocional e do custo financeiro da judicialização de uma demanda; a construção de soluções adequadas às reais necessidades e possibilidades de cada parte interessada; melhor aceitação dos interessados envolvidos; maior rapidez na solução de conflitos, quer pessoais, familiares ou de negócios; a diminuição do acervo de processos; a garantia de privacidade e sigilo e, sobretudo, a satisfação com uma prestação jurisdicional mais célere, eficiente e eficaz”, afirma a magistrada.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: TJMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui