Teófilo Otoni se despede da ex-deputada e ex-prefeita Maria José Haueisen

0

A ex-deputada estadual Maria José Haueisen faleceu, aos 87 anos, na última segunda-feira (19/2/18), devido a problemas pulmonares. O velório foi realizado nesta terça-feira (20), das 8 às 12 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O sepultamento será na sua cidade natal, Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), nesta quarta (21).

Maria José Haueisen era política e professora. Formou-se em estudos sociais (1977) e pedagogia (1981) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni. Foi presidente da União dos Trabalhadores no Ensino (UTE) em Teófilo Otoni; fundadora do PT municipal e estadual; participante das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs); e presidente do PT em Teófilo Otoni.

Na ALMG, ela participou de cinco legislaturas, sendo eleita suplemente na 11ª Legislatura (em exercício de 1989 a 1991) e eleita efetiva nas 12ª (1991-1995), 13ª (1995-1999), 14ª (1999-2003) e 15ª (2003 até 2004) Legislaturas. Em 2004, foi eleita prefeita de Teófilo Otoni e renunciou ao mandato de deputada estadual. Em 2008, foi reeleita prefeita.

Ainda no Legislativo mineiro, ela foi representante do PT na Comissão Pró-Impeachment de Newton Cardoso. Foi líder da Bancada do PT, Líder da Minoria, integrante das Comissões de Educação, de Direitos e Garantias Fundamentais e de Constituição e Justiça.

Foi presidente das Comissões de Defesa do Consumidor e de Direitos e Garantias Fundamentais, além de ser eleita para compor a Mesa da Assembleia, onde foi 2ª-secretária no biênio 1995/96. Foi também a primeira mulher a presidir a sessão de instalação de uma legislatura (2003). Em 2003/04, presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Diversas autoridades foram ao velório da ex-deputada, entre as quais o governador Fernando Pimentel e o presidente da ALMG – Foto: Ricardo Barbosa/ALMG

Governador e presidente da ALMG participam de velório

O corpo da ex-deputada foi velado na presença de diversas autoridades, entre as quais o governador Fernando Pimentel e o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), além de secretários de Estado e parlamentares de vários partidos.

“Tive a honra de ter sido colega de Maria José, um exemplo de comportamento político para todos nós, uma pessoa de vida pública exemplar”, disse o presidente da ALMG, destacando que a ex-deputada sempre inspirou respeito e soube conviver com todos os partidos e todas as correntes políticas sem perder suas referências.

Para o governador Fernando Pimentel, a ex-deputada “deixou um legado de militante das causas sociais e do povo desde a sua juventude e nunca mudou de lado, mantendo sempre uma dignidade e integridade muito grandes”. “Estou muito triste com a perda de Maria José e, ao mesmo tempo, feliz por ter participado de sua trajetória política”, afirmou.

O 1º-secretário da Assembleia, deputado Rogério Correia (PT), lembrou que ela participou recentemente da caravana do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no Vale do Jequitinhonha e destacou sua militância no Sindicato Único dos Trabalhadores na Educação (Sind-UTE). “Sempre combativa e querida, ela nos ensinou muito com sua experiência, firmeza ética e exemplo de vida. Foi uma guerreira, sempre ao lado do povo mais pobre”, afirmou.

Emoção – O deputado Doutor Jean Freire (PT) não escondia a emoção. Segundo ele, sua trajetória política foi inspirada na militância de Maria José e sua carreira profissional como médico cirurgião só foi possível graças à ex-deputada, que ajudou a custear seus estudos.

O deputado trabalhava como porteiro do Hospital Vale do Jequitinhonha e sonhava em se formar em medicina, quando foi apresentado a Maria José por um padre italiano. Para dar prosseguimento ao trabalho de Maria José, o deputado criou o projeto Casa do Estudante, por meio do qual ajuda estudantes pobres da região do Jequitinhonha e Mucuri.

“Ela trazia no nome a mais pura expressão da palavra Maria, era realmente uma mãe para mim, foi minha madrinha de casamento. Carrego comigo um grande sentimento de gratidão por ela”, afirmou, comovido. “Minas Gerais perde uma grande liderança política, um legado de honestidade e muito trabalho”, concluiu.

A ex-deputada Maria José Haueisen participou de cinco legislaturas na Assembleia de Minas – Arquivo – Foto: Alair Vieira/ALMG

Secretário destaca atuação em direitos humanos e Lula presta homenagem

O secretário de Estado de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, exaltou as qualidades de Maria José na luta em defesa dos direitos humanos, lembrando que ela foi responsável pelo projeto que resultou na indenização de 600 pessoas vítimas de tortura durante a ditadura militar em Minas Gerais. Ele destacou, também, o seu trabalho à frente da Prefeitura de Teófilo Otoni, nas áreas de educação e assistência social.

Segundo Nilmário, Maria José foi uma das incentivadoras do projeto de instalação da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha, no governo Lula. Contou também que na área assistencial, o município de Teófilo Otoni, em uma das regiões mais pobres do Estado, beneficiou 23 mil famílias por meio do programa Bolsa Família.

PT – Uma coroa de flores enviada ao Salão Nobre da Assembleia pelo ex-presidente Lula deu a dimensão da importância da ex-deputada para o PT e a política mineira. A coroa trazia a inscrição: “Sincera homenagem à amiga, grande companheira Maria José. Solidariedade aos familiares e amigos. Lula”.

O velório na Assembleia foi encerrado por volta do meio-dia, quando o corpo da ex-deputada foi levado para Teófilo Otoni, onde está sendo velado na Praça de Esportes, no Bairro Grão Pará. O sepultamento está marcado para esta quarta-feira (21), às 16h30, no Cemitério Municipal João Gabriel Costa.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: ALMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui