Prefeitura de Teófilo Otoni decreta situação de emergência após chuvas intensas

0

A Prefeitura de Teófilo Otoni decretou estado de emergência, nesta segunda-feira (05/02/2018), após temporal que causou enchente e desabamentos na cidade do Vale do Mucuri no último fim de semana. Seis famílias foram orientadas a deixar suas moradias, devido ao risco de desabamento.

Com a chuva intermitente caindo desde a madrugada da última sexta-feira, as equipes da Defesa Civil do município atenderam a mais de 40 chamados de emergência. Entre as ocorrências mais registradas houve deslizamentos de terra, queda de barrancos, muros e árvores, infiltrações e rachaduras em residências.

Segundo a prefeitura, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estiveram durante todo o domingo retirando lama dos locais mais atingidos, com auxílio de um caminhão-pipa. A prefeitura informou ainda que as famílias retiradas das áreas de risco receberam suporte para pagar aluguel por um período de três meses, além de receber alimentação e serem cadastrados nos programas sociais.

De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), nos últimos três dias Teófilo Otoni registrou mais de 180 milímetros de chuva, o que ultrapassa todo o volume esperado para o mês, de 174 milímetros. Os bairros mais atingidos foram Frei Dimas, Teófilo Rocha, São Cristóvão, Bela Vista, Palmeiras, Concórdia, Manoel Pimenta, Mucuri, Alto da Copasa, Marajoara e Novo Horizonte.

Defesa Civil atendeu mais de 40 ocorrências (Foto: Prefeitura de Teófilo Otoni/Divulgação)

Nota da Prefeitura de Teófilo Otoni

O último final de semana foi de muito trabalho e atendimento para as equipes da Defesa Civil Municipal, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Com a chuva intermitente caindo desde a madrugada da última sexta-feira, cinco equipes se mantiveram em alerta aos chamados da população.

Somente no sábado e domingo, 03 e 04 de fevereiro, as equipes da Defesa Civil receberam mais de 40 chamados de emergência. A maioria dos casos envolvia deslizamento de terra, queda de barrancos, queda de muro, queda de árvores, infiltrações e rachaduras em residências.

Os atendimentos mais freqüentes ocorreram nos bairros Frei Dimas, Teófilo Rocha, São Cristóvão, Bela Vista, Palmeiras, Concórdia, Manoel Pimenta, Mucuri, Alto da Copasa, Marajoara e Novo Horizonte.

De acordo com a Defesa Civil Municipal seis famílias foram orientadas a deixar residências com risco de desabamento. A equipe distribuiu lonas e identificou as casas em áreas de vulnerabilidade. Uma equipe da Secretaria Municipal de Ação Social também percorreu os locais de maior impacto e fez o acolhimento das famílias. De imediato as famílias retiradas das áreas de risco recebem o suporte para o aluguel social por um período de três meses, além da ajuda para alimentação e cadastramento nos programas sociais.

As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estiveram durante todo o domingo retirando lama com auxílio do caminhão pipa dos locais mais críticos e que foram mais atingidos com as enxurradas.

De acordo com o Decreto nº 7.760/2018, de 03/02/18, que declarou o município em situação de emergência, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem junto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Prefeito faz apelo à população

Acompanhando as equipes nos acionamentos da população, o Prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, lembrou que algumas ações preventivas realizadas pela prefeitura foram primordiais para que os danos não fossem de grande impacto. De acordo com o prefeito, o desassoreamento minucioso dos rios e córregos da cidade refletiram diretamente nas áreas de risco. “Com essa forte chuva de sábado não recebemos nenhum chamado de inundação ou transbordamento dos rios e córregos. Em alguns locais eram comuns que qualquer chuva um pouco mais forte houvesse esse tipo de efeito, mas dessa vez não teve. E isso a gente comprova que foi muito importante a limpeza prévia”, salientou Daniel.

O prefeito também destacou a característica topográfica da cidade com muitos morros que propiciam o deslizamento de terra e a descida de enxurradas. Daniel pediu apoio da população no sentido de não jogar lixo e entulhos nos bueiros e bocas de lobo. “Nossas equipes vão estar atentas e atendendo a todos os chamados da população. Mas é importante que cada morador ajude a fiscalizar, a orientar os outros para não descartar lixos e entulhos que possam entupir as galerias. Queremos diminuir todos os impactos negativos da chuva, mas para isso precisamos começar por todos nós”, conclamou o prefeito.

Imagens

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Estado de Minas e Prefeitura de Teófilo Otoni)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui