Montes Claros perde o Mestre João Batista Farias

0

Conhecida como a Cidade da Arte e da Cultura, Montes Claros sofreu um grande golpe na manhã desta quarta-feira, dia 10 de janeiro de 2018, justamente em um dos pilares de suas tradições locais: a cidade perdeu hoje o Mestre João Batista Farias, que há 46 anos estava à frente do 2º Terno de Catopés Nossa Senhora do Rosário.

Nascido em 1943, João Batista de Farias desfilava desde os 8 anos de idade, e está intrinsecamente ligado aos centenários festejos de Agosto. Internado desde sábado no Hospital Aroldo Tourinho, o Mestre não resistiu e nos deixou às 7 horas de hoje, devido à insuficiência cardíaca.

Carroceiro de ofício, João Farias cumpriu o papel de incentivar e perpetuar a devoção e as tradições do grupo. Em sua simplicidade foi artista, educador e líder, um pilar em sua comunidade. Como missão, sempre envolveu os jovens em sua caminhada, ensinando o zelo pelas tradições e o amor ao instrumento.

O Mestre João Farias está sendo velado em sua casa, localizada na Avenida E, nº 371, no Bairro Vila Castelo Branco. O sepultamento está previsto para ocorrer às 17h desta quinta-feira (11).

Mestre João Batista Farias esteve à frente do 2º Terno de Catopés Nossa Senhora do Rosário por 46 anos, em Montes Claros (Foto: Fábio Marçal/Prefeitura de Montes Claros)

Tradição

“O Mestre João Farias, pela qualidade dele, tanto pessoal quanto como músico – tinha uma das caixas, mas afinadas das Festas de Agosto –, é insubstituível. Será lembrado eternamente por seu comprometimento com a juventude e tradição com a mãe-África, nossa matriz. É cidadão negro, de mais de dois metros, de dimensão incalculável. Pessoalmente, como amigo, apesar de saber que estamos ‘todos de passagem’, sinto-me abatido. É uma grande perda”, lamentou o poeta, Aroldo Pereira.

Em nota, a Secretaria de Cultura lamentou o falecimento e disse que a “Cultura de Montes Claros perde uma estrela de infinita grandeza, mas recebe como legado a sua trajetória e as suas muitas contribuições ao folclore e a cultura montes-clarense”.

“Pessoa extraordinária, na força e na luz que ele tinha. Nestes anos todos de devoção, manteve as tradições do grupo e se tornou grande referência na comunidade. Montes Claros perde um protagonista de sua identidade”, lamentou o Secretário de Cultura João Rodrigues.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) também divulgou nota de pesar, lamentando a inestimável perda do mestre da cultura popular. Na nota, a Universidade destaca que o mestre João Farias, “ao longo de sua vida, com simplicidade, alegria e devoção, tornou-se um ícone das centenárias Festas de Agosto”.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Prefeitura de Montes Claros, G1 Grande Minas e Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui