Nível da barragem que abastece Montes Claros sobe 21 cm com chuvas do fim de semana

0

Após as chuvas do final de semana, a Barragem de Juramento, principal fonte de abastecimento de Montes Claros, subiu 21 centímetros e está com 15,06% da capacidade de volume total; na sexta-feira, o registro era de 14,36%. Os dados foram divulgados pelo superintendente da Copasa, Roberto Luiz Botelho, na manhã desta segunda-feira (11/12/2017). Desde o início de dezembro, a barragem subiu 54 centímetros. As fortes chuvas e a diminuição da retirada de água na barragem ajudaram nesta recuperação.

“A barragem começou a sinalizar positivamente e demonstra recuperação, já que em novembro praticamente não houve aumento significativo da capacidade de volume. A retirada de água da barragem foi reduzida a partir do dia 04 de dezembro de 320 l/s para 120 l/s. Essa redução foi possível devido a entrada em operação da captação sazonal do rio Verde Grande, situada nos fundos da ETA, que está produzindo cerca de 220 l/s. Com isso, conseguimos preservá-la”,explicou.

Nível da barragem subiu 21 cm com chuvas do fim de semana (Foto: Copasa/Divulgação)

Chuvas

Segundo dados da estação metrológica da Unimontes, vinculada ao sistema integrado de dados ambientais, da zero hora de sábado (9) até às 6h desta segunda-feira (11), choveu 57,5 mm na região dos Bairros Todos os Santos, Ibituruna e Melo, em Montes Claros. O período de chuva mais intenso foi entre às 18h e 21h, de domingo (10); choveu 39 mm. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou que choveu 4 mm até às 4h desta segunda (11) e 60 mm no domingo (10).

A Copasa informou que nos primeiros 11 dias de dezembro, choveu 156 mm na barragem. A média esperada é em torno de 251 mm. Para o rodízio voltar a ser flexibilizado é preciso que a barragem chegue a, pelo menos, 36%, de acordo com o superintende. Em setembro, a barragem de Juramento atingiu o nível mais crítico e a Copasa alterou rodízio de abastecimento em Montes Claros.

“Ano passado, nesta mesma época, estávamos com mais de 33% da capacidade total. Então, é preciso que continue chovendo para conseguirmos uma boa recuperação. Entre 36% e 40%, podemos pensar em retomar o rodízio para 18h de abastecimento. O cuidado com o uso da água continua e tem de ser permanente”, explicou. Os dados do rodízio são postados semanalmente no site da empresa.

Em outubro, a prefeitura decretou situação de calamidade devido ao período de estiagem em Montes Claros. Uma das medidas permitidas pelo decreto é o uso de poços artesianos particulares para o sistema de abastecimento do município. O decreto tem o prazo de 12 meses e prevê ainda punição àquelas pessoas que desperdiçarem água. A forma de execução do decreto, que inclui a definição de quem vai fiscalizar o desperdício de água e o valor das multas aplicadas, não foi divulgada.

Previsão de Chuvas

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão é de tempo nublado, céu encoberto com pancadas de chuva até quinta-feira (14). Na sexta (15), a temperatura pode chegar a 24°C, com trovoadas.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui