Várias ruas de Montes Claros ficam alagadas após forte chuva

0

Pelo menos 20 ruas ficaram alagadas durante uma forte chuva que atingiu Montes Claros na madrugada desta segunda-feira (11/12/2017) e na tarde de domingo. De acordo com as informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu 4 mm até as 4h desta segunda e 60 mm no domingo. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil receberam mais de cem ligações, das 16h30 até às 22h. Não houve registro de feridos, pessoas ilhadas ou desabrigadas. Os principais bairros atingidos foram o Independência e JK.

“A Lagoa do Interlagos transbordou e na região do córrego que deságua no Bairro Jk houve grande volume de água e inundou a parte baixa do bairro. Essa região é um ponto crítico na cidade. Registramos, também, duas ocorrências de desabamento de muro. Na Rua João Damásio Pinto, no Montes Carmelo, o muro de uma garagem desabou sobre dois veículos e na Rua Alexandria, no Santo Inácio, um muro de uma casa desabou também”, explicou o sargento dos bombeiros, Kolleck Pereira. No Bairro Todos os Santos, uma árvore de porte média do quintal de uma residência também caiu em cima de dois carros.

Córrego que deságua no Bairro Jk transbordou (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Na tarde desta segunda, a Defesa Civil e a Defesa Social de Montes Claros visitaram alguns pontos de risco na cidade. Segundo o engenheiro da Defesa Civil, Eduardo Marques Dias, até o início da noite não foi detectado nenhum risco iminente de desabamento.

“Nós temos catalogados em Montes Claros 27 pontos de riscos e estamos monitorando estes pontos. Até o momento nenhum deles oferece riscos maiores. O que registramos na cidade foi a queda de três muros, sem nenhum ferido”, afirma.

A Defesa Civil de Montes Claros afirma que durante o período chuvoso os trabalhos serão intensificados. Moradores que precisarem de vistorias do órgão podem ligar no telefone 199.

Avenida Vicente Guimarães foi interditada (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Prefeitura diz não ter verbas para refazer avenida

A Avenida Vicente Guimarães, em Montes Claros, foi interditada na noite deste domingo (10). Esta é a segunda vez este ano que a via é bloqueada por risco de desabamento; a primeira foi no mês de fevereiro, também durante o período chuvoso.

Na época, o município afirmou que obras de reestruturação da via seriam feitas. Porém, segundo os moradores da região, apenas pequenos serviços de limpezas foram realizados após 10 meses da primeira interdição.

“Isso aqui é um perigo. Sempre, próximo ao período de chuva, ligamos na prefeitura e eles mandam limpar o córrego. Porém, sempre marcam de fazer a obra de reestruturação, marcam datas, mas nunca cumpriram nada”, lamenta o empresário Johnny Melo.

O empresário explica que além dos problemas encontrados na via, pedestres encontram o perigo ao transitarem na calçada próxima ao córrego. “As muretas estão caindo em vários pontos. E ainda tem o buraco, que já fez desaparecer parte da calçada, está invadindo a rua”.

A avenida é uma importante via de ligação entre vários bairros da região. O mototaxista Guilherme de Freitas Santos explica que a interdição gera alguns transtornos para quem precisa passar pela via. “Atrapalha, pois te obriga a fazer um desvio e acaba atrasando. Acho que deveriam consertar de vez, para evitar este problema novamente”.

O que diz a prefeitura

O assessor de comunicação da prefeitura, Alessandro Freire, explicou nesta segunda-feira que, infelizmente, o município não tem previsão sobre a realização de alguma obra na Avenida Vicente Guimarães. Ele diz ainda que a estrutura atual da avenida não suporta obras paliativas, exigindo praticamente a construção de uma nova via.

“É uma obra extremamente cara, talvez acima de R$ 20 milhões. Infelizmente não tem como o município assumir uma obra deste tamanho sozinho. Já fizemos projeto, que já foi encaminhado a órgãos que poderiam financiar, mas continuamos sem respostas”.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui