Prefeitura de Montes Claros decreta situação de calamidade em razão da estiagem

0

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS), assinou na quinta-feira (19/10/2017), o Decreto Municipal nº 3.583, que declara Situação de Calamidade no município em razão da estiagem e da falta de abastecimento de água potável.

“A gravidade desse problema tem nos motivado a buscar soluções diariamente. O decreto é um instrumento fundamental para a atuação do prefeito”, explicou Humberto Souto.

O texto do decreto prevê que, em caso de grave necessidade de abastecimento, a produção excedente proveniente dos poços particulares do município poderá ser usada para reforçar o fornecimento de água para a população, através da Copasa. Com relação a eventuais indenizações que poderiam ser pagas aos proprietários desses poços, o prefeito informou que “o departamento jurídico está debruçado para encontrar uma forma legal de se fazer isso”.

Prefeito assinou decreto na quinta-feira (Foto: Fábio Marçal/Divulgação)

Além de prever a utilização da água fornecida pelos poços para o abastecimento da população, o decreto também determina que, durante a vigência da situação de calamidade, diversas condutas estarão vedadas aos cidadãos, como:

– lavar calçadas e quintais com utilização de mangueiras;
– lavar veículos com mangueiras em domicílios ou em via pública;
– lavar telhados, paredes ou calhas;
– aguar gramados ou jardins com o uso de mangueira;
– não consertar vazamentos constatados nas redes prediais nos prazos regulamentados.

A não observância dessas regras poderá ser punida com a suspensão do fornecimento de água para o morador infrator.

Seca castiga o município de Montes Claros (Foto: Fábio Marçal/Divulgação)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Prefeitura de Montes Claros)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui