Polícia prende homem suspeito de colocar fogo na Estação Ecológica de Acauã, no Vale do Jequitinhonha

0

O incêndio que consome a Estação Ecológica de Acauã, no município de Leme de Prado, é de natureza criminosa. A informação foi confirmada pelo Delegado da Comarca de Turmalina, Felipe Pontual Meira Rosa.

Após uma diligência realizada pela Policia Militar Ambiental, um homem com inicias C.G.S, foi preso e levado à Delegacia de Policia Civil de Turmalina para prestar esclarecimentos sobre o incêndio na unidade de conservação localizada entre os municípios de Turmalina e Leme do Prado, no Vale do Jequitinhonha.

Felipe Pontual decidiu por autuar o indivíduo em flagrante delito após o mesmo confessar que iniciou o incêndio, através de uma “bituca” de cigarro. O delegado também disse que tal decisão foi tomada em virtude de C.G.S já ter sido preso anteriormente, no ano de 2008, por um crime da mesma natureza, na mesma unidade de conservação, com proporções semelhantes.

A reiteração na prática criminosa indica que o investigado possa ser “piromaníaco”, que segundo a psiquiatria é um desejo mórbido de atear fogo em coisas ou até mesmo em pessoas.

No artigo 41 da lei 9.605/98 sobre crimes ambientais, para quem provocar incêndio em mata ou floresta, a pena pode variar de dois a quatro anos e multa. Se o crime for culposo (sem intenção), a pena é de detenção de seis meses a um ano e multa. Em todos os casos é responsabilidade do criminoso recompor a área afetada.

Incêndio na Reserva de Acauã começou na terça-feira (Foto: Estação Ecológica de Acauã)

Não há suspeita de como o incêndio começou (Foto: Estação Ecológica de Acauã)

Reserva de Acauã

Criada em 1974, a estação ecológica ocupa a área de 5.194 hectares nos municípios de Leme do Prado e Turmalina. Sua vegetação é composta por cerrado denso com transição para mata atlântica, a flora inclui plantas de grande e médio porte e fauna espécies como tatu, lobo-guará, cutia, paca, caititu, macaco-prego, jacaré-de-papo-amarelo. A unidade ambiental conta ainda com mais de 190 espécies de pássaros.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Com Rádio Turmalina e G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui