Operação Empreitada Final combate corrupção no Vale do Rio Doce

0

O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) em Governador Valadares (MG), com auxílio da Controladoria Geral da União (CGU), deflagraram na manhã desta quinta feira (20/07/2017), a Operação Empreitada Final. A operação visa desarticular uma associação criminosa responsável por fraudes a procedimentos licitatórios e recebimento de propina. Ao todo, estão sendo cumpridos 16 mandados expedidos pela 1ª Vara Federal de Governador Valadares, sendo três de prisão preventiva, três de condução coercitiva e dez de busca e apreensão.

As fraudes foram descobertas a partir de investigação do Ministério Público Federal envolvendo três empresas do ramo da construção civil que, apesar de terem milionários contratos com a prefeitura de Cuparaque (MG), estavam registradas em nome de laranjas, não possuíam sede física e nem funcionários registrados, indicando se tratar de empresas fantasmas.

Ao aprofundar as investigações, em especial com a quebra dos sigilos bancário e fiscal autorizada judicialmente, identificou-se que após a prefeitura realizar o pagamento de faturas emitidas pelas empresas contratadas, parte do dinheiro era destinada a agentes públicos ocupantes dos mais altos cargos da Administração Pública de Cuparaque, município do Vale do Rio Doce, com população de pouco mais de 4.600 habitantes.

Entre os investigados estão um ex-prefeito da cidade, cassado pela Justiça Eleitoral em 2010, e sua esposa, que também foi prefeita do município na gestão 2013-2016, além de empresários do ramo da construção civil.

Os investigados devem responder pelos crimes de associação criminosa, fraude a licitação, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, entre outros.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: MPF em Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui