Eleitores de três municípios mineiros voltam às urnas no próximo domingo

0

Neste domingo (02/07/2017), os eleitores de Campo Florido (326ª Zona Eleitoral, de Uberaba), Canaã (282ª Zona Eleitoral, de Viçosa) e Santa Rita de Minas (71ª Zona Eleitoral, de Caratinga) voltam às urnas para eleger prefeitos e vice das cidades. Nesses municípios, a eleição de 2016 para o cargo foi anulada pela Justiça Eleitoral porque o candidato que recebeu a maioria dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido. A votação no dia 2 de julho ocorrerá das 8h às 17h.

CAMPO FLORIDO: O município do Triângulo Mineiro tem 5.794 eleitores que votarão no domingo para escolher entre os candidatos Renato Soares de Freitas (PSD), o Renatinho, vice Anizio Cairo de Sousa (PEN), o Cairo, pela Coligação “Por Amor a Campo Florido” (PSD / PEN / PP / PHS / SD / PSB / PT / PRB / PSDC / DEM); Rufino Francisco Vieira Neto, o Rufino, vice Rubens Antonio Veronez, o Rubinho Veronez, que concorrem pela Rede Sustentabilidade (REDE); e Vanessa Zago Melo (PSDB), a Vanessa do Talibinha, vice Gilton Cesar Povoa (PTB), o Gilton Povoa, pela Coligação “Prospera Campo Florido” (PSDB/PTB).

Em Campo Florido, o candidato a prefeito mais votado, Ronaldo Castro Bernardes (Coligação a voz e a vez do povo – PR / PT do B / PT / PSDB / PMDB / PSC/ PC do B / PTB / PTC) teve seu registro indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral por ter tido contas públicas rejeitadas. A inelegibilidade é a do artigo 1º, I, “g”, da Lei Complementar nº 64/1990.

O município tem 20 seções eleitorais, distribuídas por três locais de votação. Serão utilizadas 20 urnas eletrônicas e mais oito de contingência. Para organizar os trabalhos de votação, estão convocados para trabalhar 80 mesários.

CANAÃ: Serão 4.172 eleitores da Zona da Mata mineira que voltarão às urnas no domingo. Os candidatos são: Cézar Aguiar de Souza (PTB), o Cézar, vice Joaquim Martins Machado (PHS), o Joaquim, pela Coligação “O desenvolvimento Continua” (PTB/PHS); e Sebastião Hilário Bitencourt (PP), o Tião, vice José Ivanir Miranda Duarte (PR), o Zé Ivanir, pela Coligação Experiência, Trabalho e Transparência (PP/PR).

O indeferimento da candidata mais votada no ano passado, Clarice Omar Gomes Lima Dias (Coligação renovar com trabalho e competência – DEM / PT do B / PHS) se deu em razão de ela ser cunhada do então prefeito e candidato à reeleição. Verificou-se a inelegibilidade por parentesco reflexo por afinidade, prevista no art. 14, § 7º, da Constituição Federal.

O município tem 15 seções eleitorais, distribuídas por sete locais de votação. Serão utilizadas 15 urnas eletrônicas e sete de contingência. Estão convocados 70 mesários para organizar a votação.

SANTA RITA DE MINAS: Em Santa Rita de Minas, no Vale do Rio Doce, 5.907 eleitores voltarão às urnas para escolher os novos prefeito e vice. São três candidatos: Ademilson Lucas Fernandes (PP), o Ademilson, vice Erci Mariano de Lima (PTdoB), a Nem do Robson, pela Coligação “Trabalho e Humildade a Serviço da Comunidade” (PP / PT do B); Cléssio José Fernandes, o Gordo Doido, vice Ageu Ferreira Soares, o Ageu, que concorrem pelo Partido Republicano (PR) ; e Waldir Rosa de Freitas (PRB), o Waldir Rosa, vice Eduardo Flavio Alves (PTC), o Dudu, pela Coligação “A Força da Mudança é o Povo” (PRB/PTC).

No município, o candidato a prefeito mais votado, Ilton Rosa de Freitas (Coligação vencer com o povo – PRB/ PSDB/ PDT/ PHS/ PTC) teve seu registro indeferido porque, quando foi prefeito, as suas contas de convênios firmados com o Ministério do Turismo, em 2007 e 2008, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União. A inelegibilidade é a do artigo 1º, I, “g”, da Lei Complementar nº 64/1990.

Na cidade, são 18 seções eleitorais, em dois locais de votação. Serão utilizadas 18 urnas eletrônicas e 12 de contingência. Estão convocados 72 mesários para trabalhar na organização dos trabalhos de votação.

Nos três municípios, os eleitores que não puderem comparecer às urnas devem justificar no prazo de 60 dias após a eleição – 31 de agosto de 2017.

Outras eleições suplementares

Além dos três municípios que voltam às urnas neste domingo, em outros cinco já foram realizadas novas eleições para escolher prefeitos e vices: Alvorada de Minas, Ervália, São Bento Abade (março); Guaraciama (maio); e Cristiano Otoni (junho).

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: TRE-MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui