Riqueza cultural do Norte de Minas pode ser conferida em plataforma virtual do Museu Regional

0

As ricas tradições culturais da região norte-mineira podem ser pesquisadas de maneira rápida e gratuita no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM). O material, que revela informações precisas sobre danças, festas religiosas, folclore, patrimônio histórico e natural, está disponível no Espaço Multimídia do MRNM, instalado e mantido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no casarão da antiga Fafil, no Centro Histórico da cidade.

Os interessados podem conferir, na plataforma virtual, as informações peculiares de 53 cidades norte-mineiras. Além disso, em breve, serão disponibilizados mais dados, abrangendo os 93 municípios da região, no espaço identificado como “Cantinho – Mapeamento Cultural do Norte de Minas”.

Conforme explica a diretora do Museu Regional, professora Marina Ribeiro Queiroz, as informações sobre as tradições dos municípios foram levantadas e digitalizadas dentro do projeto “Museu Vivo”, viabilizado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Os estudos foram coordenados pelos professores e historiadores Carla Cristina Barbosa, Raquel Helena de Mendonça e Paula, Carlos Caixeta e Cássio Alexandre da Silva, da Unimontes.

Dentre os dados apurados estão detalhes de danças como a Catira, Lundu, Folia de Reis, Dança de Fitas, Dança de São Gonçalo, dentre outras. A coordenadora do Museu destaca que, por meio da plataforma virtual, foi disponibilizado material didático-pedagógico interativo, que pode ser consultado especialmente pelo público infanto-juvenil, destacando também informações sobre o patrimônio cultural, meio ambiente, desenvolvimento urbano e turismo, além dos costumes e manifestações folclóricas.

“A intenção é permitir que o público visitante tenha contato com a memória cultural, além de democratizar o acesso ao mapeamento dos bens culturais e valorização das manifestações tangíveis e intangíveis”, ressalta Marina Queiroz, lembrando que podem conferidas também no sistema virtual dados sobre as tradições de Montes Claros, destacando as centenárias Festas de Agosto e seus grupos de catopês, marujos e caboclinhos.

Espaço Multimídia do MRNM revela informações diversas aos visitantes (Divulgação/Unimontes)

Funcionamento do museu aos domingos

Os estudantes do ensino fundamental e médio e outros interessados podem fazer pesquisas sobre o mapeamento cultural do Norte de Minas gratuitamente, sem a necessidade de agendamento prévio. Basta apenas comparecer à sede do Museu Regional.

Além do horário normal de atendimento, de terça a sexta-feira (das 8 às 17h30), o espaço passou a funcionar também aos domingos (das 9h às 13h). “O objetivo do funcionamento aos domingos é facilitar as pesquisas pelos estudantes”, explica a professora Marina Queiroz. Até então, o MRNM funcionava somente um domingo a cada mês.

Serviço:

Museu Regional do Norte de Minas
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira (das 8 às 17h30) / aos domingos, das 9h às 13h
Endereço: Rua Coronel Celestino, 75, Centro Histórico de Montes Claros
Entrada gratuita

Museu permite o mapeamento, por exemplo, dos grupos de catopês (Divulgação/Unimontes)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui