Fiscalização apreende animais ameaçados de extinção em Guanhães

0

Uma fiscalização rotineira realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) na cidade de Guanhães apreendeu nessa terça-feira (18/4) 54 aves, dentre elas, três espécies ameaçadas de extinção: uma arara Canindé, um papagaio do peito roxo e um Pixoxó. O proprietário foi multado em R$ 105 mil.

A ação foi realizada pela Diretoria Regional de Fiscalização da Superintendência Regional de Meio Ambiente Leste Mineiro, com o apoio do 4º Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente de Guanhães.

A fiscalização na residência do criador se deu a partir da identificação no Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (SISPASS), de algumas transações suspeitas como, por exemplo, diversas transferências de pássaros.

Na residência, os fiscais encontraram irregularidades como anilhas falsificadas e adulteradas, animais mantidos em cativeiro de forma irregular, extravio de espécies, além da verificação de fraude e declarações falsas no sistema.

“Apesar de o criador ser registrado, encontramos diversas irregularidades, além de diversas anilhas de outros criadores, o que pode caracterizar indícios de crime”, diz o coordenador da operação, Daniel Colen.

Os animais foram conduzidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres em Belo Horizonte e serão cuidados para serem reintroduzidos à natureza.

“A recuperação de três aves ameaçadas de extinção foi de extrema importância nessa operação. É necessário conscientizar a população que, a partir do momento em que o homem continua com essa prática de retirada desses animais da natureza, vai chegar um momento em que esses animais serão extintos totalmente”, afirma Colen.

Segundo o coordenador da operação, o homem era um dos maiores criadores de pássaros da região, além de ser uma espécie de “despachante” de outros criadores. Ele foi conduzido pela Polícia Militar de Meio Ambiente à delegacia e responderá por crime de falsificação de selo público. A ocorrência será encaminhada à Polícia Civil para abertura de inquérito.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência Minas / Fotos: Divulgação Polícia Militar)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui