Direto de Brasília – leia na página da jornalista Jerúsia Arruda

0

JERÚSIA ARRUDA – www.facebook.com/jerusia.arruda


BANCADA DIVIDIDA
Dezoito dos 53 deputados mineiros estiveram reunidos com o presidente Michel Temer nesta quinta-feira, no palácio do Planalto, para apresentar diretamente suas reivindicações, após a ameaça de perda de apoio da bancada feita pelo vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG), que é formalmente coordenador da bancada mineira. A visita deixou claro que a bancada mineira está dividida e o governo Temer vai ter que se desdobrar se quiser contar com o apoio dos parlamentares na votação de suas propostas no Plenário da Câmara.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES
Na reunião com o presidente Temer, nesta quinta-feira, os deputados mineiros reivindicaram ao presidente que atenda ao pedido do governador Fernando Pimentel (PT), feito em fevereiro, para que a União abra uma negociação para extinção da dívida do Estado. Os parlamentares também pediram um aumento da compensação financeira pela exploração de recursos minerais e retomada de obras nos Estados.

APOIO RESTRITO
Mesmo com a receptividade do presidente durante as visitas, os parlamentares mineiros não garantiram apoio irrestrito ao governo Temer. O deputado Domingos Sávio (PSDB) disse que a bancada está aberta ao debate, mas que não vai misturar os interesses de Minas com a responsabilidade que tem com as questões nacionais.

GANHA A CÂMARA E PERDE O ESTADO
Não é mais novidade que a bancada mineira articula destituir o vice-presidente da Câmara Fábio Ramalho (PMDB-MG) do comando da bancada de Minas, desde que o parlamentar ameaçou romper com a bancada, após a escolha de Osmar Serraglio (PMDB-PR) para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, motivado pelo que considerou um desprestígio de Minas Gerais pelo Palácio do Planalto, já que Temer não escolheu nenhum representante do Estado para compor a Esplanada.

SONHO NORDESTINO
A agenda do presidente Michel Temer desta sexta-feira foi na Paraíba, onde inaugurou o Eixo Leste da Transposição do São Francisco. Aguardada há décadas pelos paraibanos, a obra vai possibilitar a melhoria da qualidade de vida da população do estado, que vive a pior seca de sua história. Com a transposição, a água vai seguir pelo Rio Paraíba até o reservatório Boqueirão para reforçar o abastecimento em Campina Grande, na Paraíba. Durante a visita, o presidente assinou ordens de serviços que autorizam a adequação de dois trechos da BR-230.

NOVO ENEM
O Ministério da Educação divulgou, nesta quinta-feira, uma lista de mudanças no esquema de aplicação da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir desse ano, o exame será realizado em dois domingos seguidos. Até então, a prova vinha sendo aplicada em um único final de semana. Para quem conta com a isenção da taxa de inscrição as regras também mudaram e o benefício passa a valer também para os estudantes que estiverem inscritos em programas sociais. Outra mudança é que o Enem não valerá mais como certificado do Ensino Médio. As mudanças foram efetuadas a partir de uma consulta pública na Internet.

AS GAFES DE TEMER
Já não são mais novidade as gafes cometidas pelo presidente Michel Temer e seu grupo de assessores mais próximos. Nesta semana, uma declaração mal planejada deixou o peemedebista de saia-justa mais uma vez, quando delegou às mulheres atributos domésticos, em pleno Dia Internacional da Mulher. Tentando consertar a gafe, uma mensagem publicada no perfil oficial de Temer no Twitter dizia que preconceito e a violência contra a mulher não serão tolerados em seu governo e defendeu que as mulheres tenham iguais em casa e no trabalho.

‘PÉROLAS’ DO CONGRESSO
Não bastasse o esforço para tentar emplacar a impopular reforma trabalhista, as declarações do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estão deixando o processo ainda mais espinhoso. Nesta quarta-feira, ao tratar da proposta do governo sobre a reforma, Rodrigo Maia disse que “a Justiça do Trabalho não deveria nem existir’. Maia disse, ainda, que os juízes do trabalho tomam decisões ‘irresponsáveis’ e já prejudicaram bares, restaurantes e hotéis, deixando 14 milhões desempregados por excesso de regras

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
O Distrito Federal registrou 47 denúncias de crimes relacionados à Lei Maria da Penha durante esta quarta-feira, Dia Internacional da Mulher. O número é 30% maior que a média diária de ocorrências registradas em 2016 (36), e 29% maior que em 2015 (38). Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, esses números não necessariamente se referem a crimes cometidos no dia 8 e alguns casos podem ter acontecido antes, mas só foram denunciados após as vítimas se sentirem conscientes e encorajadas, graças à visibilidade da data.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui