Direto de Brasília – Coluna Jerúsia Arruda

0

JERÚSIA ARRUDA – www.facebook.com/jerusia.arruda


UM A MENOS
O pedido de José Serra para sair do Ministério de Relações Exteriores é mais uma baixa do PSDB no governo de Michel Temer. Em carta entregue pessoalmente ao presidente, nesta quarta-feira, Serra alega problemas de saúde que vão demandar pelo menos quatro meses de recuperação, impedindo-o de manter o ritmo de viagens internacionais inerentes à função de Chanceler. Com a saída de Serra e a nomeação de Alexandre de Moraes para o STF, o PSDB fica com apenas três ministros no governo Temer: Bruno Araújo, na pasta de Cidades; Antonio Imbassahy, que ocupa a Secretaria de Governo; e Luislinda Valois, ministra dos Direitos Humanos. Começa agora uma nova disputa entre o PMDB e PSDB para indicar quem irá ocupar a vaga.

PROTEÇÃO A SETE CHAVES
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, recusou o pedido do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e do ex-presidente Lula de ter acesso às delações premiadas à Lava-Jato. Lula solicitou acesso ao conteúdo da delação do ex-deputado e ex-presidente do PP, Pedro Corrêa. Já Aécio Neves, aos depoimentos dos ex-executivos da Odebrecht, Benedicto Júnior e Sergio Neves, em que foi citado. O argumento de Fachin é que enquanto não for instaurado formalmente o inquérito, o acordo de colaboração e os correspondentes depoimentos estão resguardados pelo sigilo previsto no art. 7º da Lei 12.850/2013.

NAS GARRAS DO LEÃO
Passado o carnaval, começa a corrida para fechar as contas com o leão. É que o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2017 começa em 1º de março e vai até 28 de abril. Quem ganhou mais de R$ 28.559,70 em 2016 é obrigado a fazer a declaração. O programa para fazer a declaração foi liberado nesta quinta-feira e, por ser o primeiro dia, o acesso para download estava bem lento. Uma novidade das regras deste ano é a exigência do CPF para menores de 12 anos. A medida vale para os dependentes que completaram 12 anos até 31 de dezembro de 2016

POSSE DE MORAES
Está marcada para o dia 22 de março a posse do novo ministro do STF, Alexandre de Moraes. O ex-ministro da Justiça se encontrou com a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, para agendar a data. Com 49 anos de idade, Alexandre de Moraes terá até 26 anos de mandato no STF, que exige a aposentadoria compulsória dos ministros aos 75 anos. Ele é o primeiro ministro indicado por Michel Temer à mais alta corte do país e poderá ser o único, já que nenhum dos outros 10 ministros do Supremo completa 75 anos até 2018, último ano de mandato de Temer.

SABE DE NADA
Familiares de brasileiros que vivem nos Estados Unidos reagiram negativamente ao discurso do embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral, que disse os cerca de 150 mil brasileiros que vivem nos Estados Unidos de forma irregular não devem temer uma ofensiva de deportações em massa, como prometeu o republicano Donald Trump durante a campanha. O argumento do Chanceler é que se o novo governo americano fizer uma fiscalização e deportação sistemática, os primeiros a ser afetados serão aqueles que empregam essas pessoas. Nas redes sociais, internautas contestaram a opinião do embaixador e disseram que acreditam que Trump vai endurecer sim a política migratória e perseguir os imigrantes ilegais. Alguns chegaram a ironizar o discurso de Amaral dizendo que “o governo brasileiro não sabe nem das coisas do nosso país, vai saber dos Estados Unidos? ”.

CAPITAL DO ALCOOLISMO
Um estudo realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aponta que o consumo de bebida alcoólica no Distrito Federal é o maior do país, inclusive entre as mulheres. Para chegar ao resultado, foi montado um ranking com o percentual de adultos que consomem álcool de forma abusiva, incluindo todas as capitais. O DF ficou em primeiro lugar, com 25,4%. Quando é feita a separação por sexo, as mulheres também ficaram no topo da lista nacional, com 20,1%. E os homens do DF, em quinto lugar, com 31,8%. O estudo levou em consideração o chamado consumo abusivo de álcool: quatro doses ou mais para mulheres, e cinco ou mais para homens, em uma mesma ocasião, dentro de 30 dias. Segundo o levantamento, o hábito é mais comum entre pessoas de 18 a 34 anos, e com mais escolaridade.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui