Esquema de tráfico internacional de drogas é desarticulado em Minas

0

A Polícia Federal (PF) em Juiz de Fora, na Zona da Mata, desencadeou uma operação que desarticulou uma associação criminosa de tráfico internacional de cocaína. Nesta terça-feira (21/02/2017), cerca de 200 policiais federais cumpriram 31 mandados de prisão preventiva e 42 de busca e apreensão em municípios de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Espírito Santo, todos expedidos pela 3ª Vara Federal de Juiz de Fora, onde tramita a investigação que levou à Operação Tiphon.

Segundo as investigações, a cocaína vendida pelos criminosos era trazida diretamente da Bolívia, pela fronteira com o estado de Mato Grosso, onde estão estabelecidos os importadores do grupo, os quais providenciavam a entrada da droga no território brasileiro e seu armazenamento na região de fronteira.

Também foi identificado um ponto focal na região de Campinas (SP), que ajudava na intermediação da compra e auxiliava a remessa da cocaína para Juiz de Fora. O núcleo estabelecido em Juiz de Fora providenciava a distribuição da droga na cidade e em outros municípios da Zona da Mata, como Barbacena, São João Nepomuceno, Rio Novo, Piraúba, Guarani e Guiricema, além de municípios do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Cerca de 200 policiais participaram da Operação Tiphon (foto: PF/Divulgação)

Conforme a PF, um fato que chamou a atenção foi a utilização de veículos como meio de pagamento de grandes compras de drogas, para evitar o transporte de elevadas quantias de dinheiro vivo, bem como conferir aparência de legalidade às atividades dos que se envolviam com o narcotráfico. Ainda durante as investigações, que duraram cerca de oito meses, foram feitas seis apreensões de drogas – cocaína, maconha e crack -, além da prisão em flagrante de sete adultos e a apreensão de uma menor.

Como tentativa de desarticular o poder econômico da quadrilha, outras medidas judiciais foram tomadas, como o sequestro de todos os bens imóveis, veículos e ativos financeiros em nome de 36 pessoas físicas e seis jurídicas.

Ainda segundo a Polícia Federal, o nome da operação vem da mitologia grega. O mito de Tiphon (uma mistura de deus e monstro) está relacionado a tudo que interfere em nossa consciência (as drogas) e nos torna incapazes de qualquer reação física para que possamos nos proteger.

Mapa elaborado pela PF mostra a rota das drogas (foto: PF/Divulgação)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui