Capelinha intensificará vacinação contra febre amarela

0

A partir desta terça-feira, 17 de janeiro, e até a próxima sexta-feira, dia, 20, os capelinhenses contarão com o Ponto de Intensificação de Vacinação Contra a Febre Amarela. No local, a população poderá conferir o cartão, receber orientações para se prevenir contra a doença, e, nos casos em que houver necessidade, receber a vacina. O ponto de vacinação funcionará na Escola Estadual Coronel Coelho, no Centro da cidade, das 8h às 16h. O público-alvo é toda a população a partir de 5 anos de idade.

Célia Oliveira, secretária de Saúde de Capelinha, informa que, simultaneamente, ocorrerão as mesmas ações na zona rural: “Enquanto uma equipe orienta e imuniza os moradores da cidade, equipes que já atuam na zona rural vão visitar as casas ou reunir moradores em postos, igrejas ou outros locais de concentração e prestar os mesmos serviços”.

As crianças de 0 a 5 anos serão vacinadas nas unidades básicas de Saúde de sua referência. Isso porque elas já têm um cronograma de vacinação definido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Pais ou responsáveis devem levá-las aos postos de Saúde mais próximos de suas residências. Lá elas receberão as vacinas já previstas, incluindo a imunização contra a febre amarela.

Não vai faltar vacina

Célia Oliveira informa que não houve, até o presente momento, a constatação de nenhum caso de mortandade de macacos por febre amarela no município. E tampouco qualquer caso suspeito em humanos: “Fomos in loco, na zona rural e também em áreas urbanas, realizamos uma investigação sobre o assunto e nada foi encontrado, não há nenhuma comprovação de morte de macaco por febre amarela em Capelinha. Também não temos, até o presente momento, nenhum caso notificado como suspeito da doença entre os moradores da cidade e da zona rural”, afirma.

Em relação às doses de vacina contra a febre amarela, Célia tranquiliza a população: “O Governo de Minas garantiu que não vai faltar vacina, principalmente nas situações indicadas, que são para moradores de área de risco, para quem ainda não se vacinou contra a febre amarela, e também para quem vai viajar para as regiões onde foi detectado surto da doença”.

Capelinha não está em área de risco

O Estado de Minas Gerais decretou situação de emergência em 4 regionais de Saúde: Teófilo Otoni, Manhumirim, Coronel Fabriciano e Governador Valadares, que compreendem 152 municípios. Capelinha não pertence a nenhuma destas áreas, o município faz parte da Regional de Saúde de Diamantina. Portanto, Capelinha não integra nenhuma área de risco, nem tem casos suspeitos ou comprovados de morte por febre amarela.

A orientação da Secretaria de Saúde para a população é conferir o cartão de vacina, manter os cuidados para evitar a dengue (pois a febre amarela é transmitida pelo mesmo mosquito), e procurar o Ponto de Intensificação de Vacinação contra a Febre Amarela, na Escola Coronel Coelho, de 17 a 20 de janeiro, das 8h às 16h.

Mais informações podem ser obtidas direto na Vigilância em Saúde, pelo telefone (33) 3516-3812.

Vacinação contra a febre amarela em Capelinha

– Quando: De 17 a 20 de janeiro
– Onde: Escola Estadual Coronel Coelho
– Horário: das 8h às 16h.



VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Ascom Prefeitura de Capelinha)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui