Estudantes mineiros selecionados para o programa Jovens Embaixadores iniciam intercâmbio no EUA

0

Quatro estudantes mineiros embarcaram na semana passada para uma experiência única. João Victor Silva de Carvalho, da Escola Estadual Professor Souza Nilo, de Itanhandu; Hadassa Franca Dutra, da Escola Estadual Raul Soares, de Ubá; Pedro Henrique Dahdah Marino, da Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa, de Uberaba; e Laura Leal de Souza, do Colégio Militar de Belo Horizonte, estão nos Estados Unidos para um intercâmbio de três semanas.

Ao todo, 50 estudantes da rede pública de todo o país participam da edição deste ano do Programa Jovens Embaixadores. Eles foram selecionados entre mais de 18 mil estudantes da rede pública, têm perfil de liderança e dominam o inglês.

Essa será a primeira viagem internacional de Pedro Henrique Dahdah Marino. Segundo ele, a expectativa em relação à viagem é grande. “Eu espero mostrar para a nação americana que a juventude brasileira é rica, que nós temos potencial. Também pretendo absorver uma bagagem para trazer para minha vivência. Sei que isso vai me ajudar nessa nova fase da minha vida”, conclui.

O intercâmbio nos EUA acontece até 5 de fevereiro com uma programação voltada para liderança jovem no Lake Tahoe, um dos mais majestosos lagos dos EUA, situado na fronteira da Califórnia com o estado de Nevada.

Depois, seguirão em grupos menores para diferentes cidades americanas (Seattle, WA; Portland, OR; Tulsa, OK; Reno, NV; e Pensacola, FL), onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias. O programa concluirá com a parada obrigatória na capital dos EUA, Washington, DC.

Durante essas três semanas, os jovens participarão de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes comunitários, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos EUA, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo.

No final da viagem, eles apresentarão planos de ação na área de voluntariado que serão implementados em suas comunidades após o retorno ao Brasil.

O programa

Desde o lançamento em 2002, 467 jovens brasileiros da rede pública de ensino já participaram do programa. Para a edição de 2017, mais de 18.700 jovens se inscreveram. Desde 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano e conta também com um intercâmbio inverso para que estudantes americanos possam conhecer outros países.

No Brasil, os parceiros dessa iniciativa são o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e Boeing Brasil.

Mineiros participam de intercâmbio nos EUA (Foto: Divulgação/Embaixada Americana)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui