Macacos fogem de zoológico e invadem residências em Montes Claros

0

Macacos do zoológico municipal de Montes Claros, no Norte de Minas, estão invadindo as casas próximas em busca de comida. Isso é o que afirma vizinhos ao ponto de lazer daquela região. De acordo com a moradora Lane Rangel, os animais se mostram famintos e não medem esforços para conseguir comida na vizinhança.

“Sou moradora do bairro há 18 anos e nunca vi uma situação dessas. É inacreditável. Nesta segunda-feira (24) dois ficaram o dia inteiro em minha casa. Hoje dois tentaram invadir minha cozinha. Com certeza eles fazem isso em busca de comida”, lamenta a moradora.

Segundo a moradora Débora Ribeiro, a situação tem se tornado frequente há cerca de uma semana. “Mais de dez anos que moro no bairro e só agora está assim. Eles atentam muito e fazem muita bagunça por onde passam”, reclama.

Além do incômodo gerado aos moradores, os macacos correm ainda o risco de se envolver em acidentes. Na manhã desta quinta-feira (25), um macaco-prego ficou ferido após levar um choque na rede de energia elétrica. “Foi em frente a um condomínio. Eles estavam em minha casa e, logo após saírem para a rua, ouvimos o barulho de uma explosão e vimos que o macaco caiu da rede”, afirma Lane Rangel.

O animal foi socorrido por moradores próximos ao zoológico. A médica veterinária responsável pelo local, Ana Paulina Abreu, informou que esteve no local e medicou o macaco do gênero Cebus. Ela informou, ainda, que o quadro de saúde do animal é estável, mas vai esperar a evolução dos sintomas e respostas, pois os órgãos internos do animal foram afetados. Na manhã desta quarta-feira (26), a médica veterinária irá fazer exames de sangue para saber se vai continuar o tratamento ou se sacrifica o animal que é um dos mais jovens do zoológico.

Ana Paulino Abreu informou que atualmente são 13 animais no recinto dos macacos, sendo dez machos e três fêmeas.

A prefeitura de Montes Claros afirmou que o animal que se acidentou nesta terça-feira fugiu durante alguns procedimentos padrão, como a limpeza do espaço reservado para os macacos. A prefeitura diz também que existe um projeto para instalação de uma tela capaz de conter os animais durante as limpezas das jaulas, e será executado brevemente.

Animais invadem as residências vizinhas ao zoológico (Foto: Geisa Ducatto/Arquivo Pessoal)

(Fonte: G1 Grande Minas/Valdivan Veloso)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui